O radar de Santa Teresa, ES, para controle de espaço aéreo
Muitos capixabas não sabem, mas o equipamento que serve para que os órgãos da FAB – Força Aérea Brasileira controlem todo o espaço aéreo do Espírito Santo e parte de estados vizinhos está localizado a mil metros acima do nível do mar, no distrito de Aparecidinha, em Santa Teresa, na região Central Serrana do Espírito Santo.
O radar fica na única unidade da Força Aérea Brasileira do estado, o denominado DTCEA - Destacamento de Controle do Espaço Aéreo - Santa Teresa. Com as informações do radar, os centros de controle visualizam as trajetórias das aeronaves no céu do Espírito Santo, além do Sul da Bahia, do Leste de Minas Gerais e da região Norte do Rio de Janeiro.
De acordo com o capitão Walter, a ferramenta integra um sistema específico. "O radar de Santa Teresa faz parte do SISCEAB - Sistema de Controle do Espaço Aéreo. A importância do radar é servir como uma das ferramentas para o controle do espaço aéreo. A cidade foi escolhida para abrigar o radar porque toda antena tem que ser colocada em algum local que não tenha muitos obstáculos. Santa Teresa foi avaliada pelos engenheiros como a cidade mais propícia para receber a estação", explicou.
Fonte: http://www.g1.globo.com