Qual profissão seguir? Essa é uma pergunta que aparece cedo na vida dos estudantes e transforma-se em verdadeiro dilema para os alunos do ensino médio quando prestam o vestibular. Na hora de decidir, nada melhor do que pesquisar e conhecer de perto as opções existentes. Ao longo do ano, a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), recebeu a visita de 1.200 estudantes de 30 escolas privadas e públicas (militares e civis) do ensino fundamental e médio, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, e Amazonas.
A AFA é o maior complexo de ensino de aviação militar no país, e além dos oficiais aviadores, a escola também forma os oficiais intendentes, responsáveis pela parte administrativa da FAB e apoio às missões operacionais; e oficiais de infantaria, responsáveis pela defesa das unidades da FAB.
Segundo a Professora Maria Amélia Alcântara e Oliveira, do Colégio Rousseau, da cidade mineira de Sacramento, a visita à AFA contribui para “orientar os alunos na escolha da profissão futura, levando-os a conhecer a realidade de instituições educacionais que ofereçam cursos de excelência.” Os estudantes conhecem um pouco sobre a rotina do cadete, visitam as instalações da AFA e algumas aeronaves que ficam em exposição estática.
A Academia da Força Aérea recebe a visita de escolas de ensino fundamental e médio às quartas-feiras, durante todo o ano letivo. As escolas interessadas devem enviar um ofício ao Comandante da AFA apresentando a escola e solicitando a visita, pelo fax (19) 3565 7001. A confirmação do recebimento da solicitação pode ser feita pelo telefone (19) 3565 7002.
Fonte: AFA em www.fab.mil.br