A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na sexta-feira (30/11), a formatura de 781 novos sargentos na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Os novos militares fazem parte da 235ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS), da 6ª Turma do Curso de Formação de Sargentos – Modalidade Especial – Básico de Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT) e da 19ª Turma do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).
A cerimônia constou de passagem do estandarte da EEAR ao mais novo líder do Corpo de Alunos, entrega das insígnias de graduação pelas madrinhas e pelos padrinhos aos promovidos, entrega do Prêmio Força Aérea aos primeiros colocados de cada Curso e entrega do prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa.
A solenidade militar foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, Embaixador Celso Amorim, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, do Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Terciotti e do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.
Os formandos das Turmas CFS, CFS-ME-BCT e EAGS receberam, na quinta-feira (29/11), seus diplomas, distintivos e certificados de conclusão de curso e estágio durante a cerimônia de entrega de distintivos. Na ocasião, os familiares do Patrono, Luiz Gonzaga da Costa e do Paraninfo, Jonas Antonietti Filho, foram homenageados. Ao final do evento, a Banda Sinfônica da EEAR fez uma apresentação para os graduados e familiares.
O Curso de Formação de Sargentos (CFS) formou 447 novos profissionais - 283 homens e 164 mulheres - nas especialidades Administração, Comunicações, Cartografia, Controle de Tráfego Aéreo, Desenho, Eletrônica, Eletromecânica, Eletricidade, Eletricidade e Instrumentos, Estrutura e Pintura, Foto-Inteligência, Meteorologia, Equipamento de Voo, Informações Aeronáuticas, Mecânica de Aeronaves, Material Bélico, Obras, Suprimento, Guarda e Segurança, Metalurgia e Enfermagem.
No Curso de Formação de Sargentos – Modalidade Especial – Básico em Controle de Tráfego Aéreo (CFS-ME-BCT) foram 69 novos sargentos, sendo 43 homens e 23 mulheres. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) preparou 268 militares, nas especialidades de Administração, Eletrônica, Enfermagem, Sistema de Informação, Laboratório, Música, Obras e Radiologia. O curso formou 207 homens e 61 mulheres.
Fonte: EEAR