Se os treinos da seleção para a Copa do Mundo ainda não começaram, o mesmo não se pode dizer da preparação dos controladores de tráfego aéreo brasileiros para a maior festa do futebol mundial.
De novembro de 2012 até junho de 2014, cerca de 900 profissionais do SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – que atuarão diretamente nas regiões abrangidas pelas 12 cidades-sede e outras regiões estratégicas – participarão de um intenso programa de capacitação voltado especialmente às particularidades do tráfego estimado para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
A iniciativa atende pelo nome de PROSIMA: Programa de Simulação de Movimentos Aéreos. O PROSIMA era até então realizado anualmente para a atualização técnica de controladores e a execução de simulações em tempo real de novas estruturas do espaço aéreo em geral. Nos próximos dois anos, entretanto, será dedicado especialmente a cenários estimados para a circulação aérea na ocasião dos jogos.
Até o apito do juiz rolar a bola na abertura da Copa, em junho de 2014, controladores dos 5 Centros de Controle de Área brasileiros – alocados nos CINDACTAs (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) – de 12 Controles de Aproximação e 20 Torres de Controle de Aeródromos do País passarão pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, SP, unidade de ensino e pesquisa do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Lá, eles serão submetidos ao treinamento que, dentre outras características, leva em conta experiências de “cases” de grandes eventos internacionais recentes, tais como a Rio + 20, a Copa do Mundo de 2010 e as Olimpíadas de Londres.
O treinamento envolve a simulação de tráfegos da circulação aérea civil e militar em áreas demarcadas para rotas aéreas, aproximações, tráfego de aeródromo e manobras.
Para a chefe da Subdiretoria de Ensino do ICEA, Tenente-Coronel Rosa Miranda, o destaque da realização desta edição especial do PROSIMA reside na oportunidade em treinar a coordenação e integração entre diferentes órgãos operacionais – inclusive os da Circulação Aérea Geral (CAG) com os da Circulação Operacional Militar (COM) – no panorama estimado para a configuração dos fluxos de tráfego na ocasião dos jogos.
“A importância do PROSIMA nesta edição de eventos específicos é fundamental já que ela visa à coordenação entre os grandes órgãos. Poderemos treinar a coordenação entre circulação aérea e defesa aérea em Área Terminal; vamos poder envolver as Torres de Controle e treinar os procedimentos de decolagem e recolhimento das aeronaves de alerta (…) o grande ganho é treinar a coordenação e integração entre os órgãos operacionais, nos cenários estimados para o período do evento”, afirmou a oficial.
Os controladores atuarão em contextos especialmente projetados, lidando, dentre outras tarefas inerentes à atividade, com substituições de posições operacionais, prestação de informações de tráfego aéreo, separações das aeronaves, coordenações de ação, registros de autorização e utilização de fraseologia específica.
Do mesmo modo, os cenários simulados demandarão o uso não somente de técnicas de vigilância aérea convencional, como também de controle de tráfego de aeródromo, nas situações de excesso de demanda, contingência e de ocorrências de incidentes de tráfego aéreo. Ou seja, o intuito é capacitá-los a toda sorte de situação – adaptadas, naturalmente, às demandas típicas de controle de tráfego e às ações de defesa aérea em eventos do gênero.
Para o treinamento, os controladores empregam o Simulador Radar SRBC e o Simulador de Torre 3D, que compõem os laboratórios de simulação do ICEA.
Texto de Daniel Marinho e foto de Luiz Eduardo Perez, da Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte: DECEA