O INCAER - Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica lembra-nos de uma frase do Ten.-Brig.-do-Ar Joelmir Campos de Araripe Macedo, ex-Ministro da Aeronáutica e ex-Conselheiro do INCAER, falecido em 12 de abril de 1993: “A História não é um somatório de fatos, mas, antes, um legado de experiências. Conhecê-la é reunir dados que os números não contam, é entender os erros para não repeti-los, é, enfim, uma forma de preparar-se para o futuro”.
Com este pensamento, o Blog do Ninja reproduz as datas marcantes de janeiro, estimulando o estudo, a pesquisa.
Boa leitura.
Bom domingo!
1910
Em Osasco, na cidade de São Paulo, foi realizado o primeiro voo de avião na América do Sul. Era um monoplano, com o nome de “São Paulo”, tendo sido pilotado pelo francês Demetrie Sensaud de Lavaud. O avião e o motor foram construídos pelo francês Lavaud, auxiliado pelo mecânico brasileiro Lourenço Pellegati. O voo foi de 103 metros, com a duração de seis segundos. (7 de janeiro)
Data do nascimento do Brig Ar Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça, na cidade de Cahoeira do Sul, estado do Rio Grande do Sul (30 de janeiro).
1913
Com o objetivo de formar aviadores militares brasileiros, foi assinado o ajuste entre o Ministério da Guerra e a firma “Gino, Bucelli e Cia.” Para o funcionamento da “Escola Brasileira de Aviação”, no Campo dos Afonsos. (18 de janeiro)
1916
Santos-Dumont proferiu, no “Segundo Congresso Científico Pan-Americano”, em Washington, uma conferência sobre o tema “Como o Aeroplano pode facilitar as Relações entre as Américas”, que causou grande repercussão nos meios aeronáuticos. (4 de janeiro)
1917
Foi aprovado, pelo Decreto nº 12.364, o primeiro “Regulamento da Escola de Aviação Naval”. (17 de janeiro)
Santos-Dumont visitou a Escola de Aviação Naval, tendo voado num hidroavião pilotado pelo 1º Tenente De Lamare. (25 de janeiro)
1918
Partiu do Rio de Janeiro, com destino à Inglaterra, no vapor “Barrow” da Mala Real Inglesa, o primeiro grupo de oficiais da Marinha Brasileira, que, durante a Primeira Guerra Mundial, foi receber treinamento de voo no “Royal Naval Air Service”. Em 26 de janeiro partia para o mesmo destino um segundo grupo de oficiais, no vapor “Amazon”. (8 de janeiro)
1919
Foi estabelecido um plano de uniformes para os pilotos aviadores do Exército Brasileiro, pelo Decreto nº 13.416. (15 de janeiro)
1920
Graduou-se, no Campo dos Afonsos, a primeira turma de oficiais Pilotos-aviador formados na Escola de Aviação Militar. (22 de janeiro)
1926
Santos-Dumont encaminha ao Embaixador do Brasil junto à Sociedade das Nações uma carta propondo instituir um prêmio para o melhor trabalho sobre a proibição do uso de engenhos aéreos como arma de guerra. (14 de janeiro)
1927
Criada a Arma de Aviação do Exército, pela Lei nº 5.168. (13 de janeiro)
1932
Foi criado o estandarte da Aviação Militar pelo Decreto nº 20.987. (6 de janeiro)
1941
Foi criado o Ministério da Aeronáutica pelo Decreto-Lei nº 2.961. (20 de janeiro)
Toma posse o primeiro Ministro da Aeronáutica, o Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho. (23 de janeiro)
Foi realizada, no Campo dos Afonsos, a cerimônia de transferência da Aeronáutica do Exército para o Ministério da Aeronáutica. (27 de janeiro)
1942
Foram extintas as Diretorias de Aeronáutica Militar e Naval, por meio do Decreto nº 8.539. (15 de janeiro)
Foi extinto, no Ministério da Aeronáutica, a partir de 31 de janeiro, o Departamento de Aeronáutica Civil, sendo substituído pela Diretoria de Aeronáutica Civil, pelo Decreto nº 8.561. (17 de janeiro)
1943
Pelo Decreto nº 5.198, o Aeroporto Bartolomeu de Gusmão passou a denominar-se Base Aérea de Santa Cruz e passou a ser sede do 1º Regimento de Aviação. (16 de janeiro)
1946
Criada, pela Portaria nº 36, a “Comissão de Organização do Centro Técnico da Aeronáutica” (COCTA), a ser construído em São José dos Campos. (29 de janeiro)
Fonte: INCAER