Os regulamentos da aviação brasileira, de forma geral, seguem as recomendações da ICAO. Nos EUA existem os regulamentos propostos pela FAA (FAR – Federal Aviation Regulations), que são geralmente mais restritivos dos que os da ICAO e da ANAC. A organização do espaço aéreo e serviços disponíveis são muito diferentes, por isso é importante se certificar de que o piloto realizando a convalidação tem conhecimento dessas diferenças.
Após a obtenção do CMA de 1ª classe, o próximo passo é a prova de Regulamentos IFR da ANAC (convalidação). Para realizar a prova basta comparecer a um dos endereços da ANAC e solicitar a mesma, sem custo ou hora marcada. Leve seus documentos com foto e a carteira de PC do outro país se esta já estiver em mãos. Na ANAC você será dirigido até a sala de provas junto com outros candidatos que irão realizar as provas convencionais e terá de preencher um questionário básico com informações pessoais.
Como é a prova?
A estrutura da prova é bem simples: são 20 questões de regulamentos IFR, 30 minutos disponíveis para respondê-las (mais do que suficiente, em menos de 10 minutos é possível encerrar a prova) e o candidato precisa atingir, no mínimo, 70% de aproveitamento. A prova é realizada no computador, bem parecida com a da FAA. Ao sentar no computador verifique se suas informações estão corretas, principalmente o código ANAC. Assim que a prova for encerrada o candidato receberá o resultado na tela (Aprovado ou Reprovado) e o respectivo número de acertos/erros. Basta deixar a sala e recolher seus pertences pessoais, o resultado sai também no site da ANAC em até três dias.
É importante reforçar aos responsáveis pela sua prova de que você está realizando convalidação, pois existe também a prova de revalidação. Realizei a minha prova em São Paulo (Congonhas) e recomendo, fui muito bem atendido.
Como estudar?
Apesar de a prova ser curta o candidato precisa acertar 14 questões no mínimo para ser aprovado. São poucas questões para muita matéria! Existem algumas publicações do DECEA (gratuitas) disponíveis para download que possuem todo o conteúdo necessário para realizar a prova, porém os textos não são muito didáticos.
É possível encontrar diversos livros direcionados à prova da ANAC, recomendo a publicação do autor Denis Bianchini (Bianch Pilot Shop) “Regulamentos de Tráfego VFR e IFR” que contém toda a matéria da prova e também a parte de VFR que pode ser consultada futuramente (não se preocupe com essa parte do livro, ela não será cobrada na prova). No final do livro existem 100 testes para você se certificar de que compreendeu o conteúdo. Para garantir a aprovação utilizei o livro “Regulamentos de Tráfego Aéreo 1500 questões” do autor Plínio Jr. que possui testes divididos por áreas dos regulamentos e também provas teste já no formato de 20 questões da ANAC.
Na internet existem também vários sites com simulados online, as questões do livro de 1500 questões são basicamente as mesmas. Recomendo os sites pilotocomercial.com.br e pilotobrasil.com.br.
Os temas mais abordados na prova são: diferença entre aeródromo interditado e impraticável, ordem de decolagem/pouso (prioridade), altitude de transição, mínimos IFR fora de rota, disposição do espaço aéreo e dimensões e plano de voo (preenchimento, validade, etc).
Texto: Luca Simioni
Saiba mais: Aeroentusiasta