NINJA - Saiba mais:

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aeroportos

Ubatuba e mais quatro aeroportos paulistas serão privatizados
Os aeroportos paulistas de Ubatuba, Campo dos Amarais (Campinas), Jundiaí, Bragança Paulista e Itanhaém serão concedidos à iniciativa privada até 2014. O Governo do Estado inicia o processo de concessão dos cinco aeroportos, por meio do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). A concessão administrativa desses aeroportos foi autorizada pelo Programa Estadual de Desestatização (PED), que visa à privatização de empresas estatais. O projeto foi encaminhado à Secretaria de Aviação Civil para anuência do órgão. O Daesp prevê que as audiências públicas e licitação para a concessão administrativa dos cinco aeroportos devem ocorrer no segundo semestre de 2013. A concessão terá prazo de validade de 30 anos. A concessionária que ficará responsável pela administração destes aeroportos responderá por sua manutenção e operação perante os órgãos da Aeronáutica. Para Ricardo Volpi, Superintendente do Daesp, órgão que administra 27 aeródromos no Estado, “A concessão trará mais investimentos para estes aeroportos de uma forma mais dinâmica e irá melhorar, ainda mais, a infraestrutura de cada um”.


Os aeroportos
O aeroporto Estadual Gastão Madeira (Ubatuba) recebeu, de janeiro a dezembro de 2012, 7.356 passageiros e 1.142 pousos e decolagens. Em 2013 recebeu 3.618 passageiros e 2.527 pousos e decolagens. A pista do aeródromo possui 940m, terminal de passageiros com 70 m² e estacionamento para 15 veículos. 

O aeroporto Estadual Campo do Amarais (Campinas) opera com aviação geral (executiva e táxi aéreo). Em 2012, recebeu 28.194 usuários e registrou 33.501 pousos e decolagens. De janeiro a junho de 2013, recebeu 18.403 passageiros e 20.198 pousos/decolagens. Possui pista de 1.650m, terminal de passageiros com 230m² e estacionamento com capacidade para 50 veículos. Está localizado a oito quilômetros do centro da cidade. 

O aeroporto Estadual Artur Siqueira (Bragança Paulista) possui pista de 1.200m, terminal de passageiros com 225 m², estacionamento para 76 veículos e está localizado a três quilômetros do centro da cidade. O aeroporto já está apto para operar voos noturnos, dependendo apenas da homologação do DECEA e ANAC. Em 2012, movimentou 43.856 usuários e 42.936 pousos e decolagens. De janeiro a junho de 2013, passaram pelo local 19.801 usuários e 19.732 pousos e decolagens. 

O aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí) registrou entre 2011 e 2012 um crescimento de 23% na movimentação de aeronaves. O aeródromo possui 1.400m, terminal de passageiros com 494 m², estacionamento para 50 veículos. Está localizado a sete quilômetros do centro da cidade. Em 2012, recebeu 21.031 passageiros e 99.284 pousos e decolagens. Já em 2013, recebeu 9.016 usuários e 47.720 pousos e decolagens. 

O aeroporto Estadual Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém) possui pista de 1.350m, terminal de passageiros com 500 m², estacionamento para 24 veículos e está localizado a três quilômetros do centro da cidade e opera voos noturnos. Em 2012, recebeu 16.677 passageiros e 23.620 pousos e decolagens. Nos seis primeiros meses de 2013, movimentou 6.327 usuários e 11.960 pousos e decolagens.