Aconteceu em Oshkosh, no Estado norte-americano de Wisconsin, a primeira aparição pública do que pode vir a ser o primeiro carro voador popular do mundo. A Terrafugia, criadora do Transition, mostrou o veículo durante o tradicional evento sobre aviação que ocorre na cidade.
Foi uma demonstração de 20 minutos que serviu para os presentes conhecerem esse carro que, em menos de um minuto, se converte em avião. Ela foi uma das grandes atrações desta edição da EAA AirVenture Oshkosh 2013.
Em seu site, a Terrafugia considera o Transition o "transporte do futuro hoje". "Ele dá ao piloto a opção de pousar e dirigir em mau tempo, fornece transporte terrestre integrado em ambas as extremidades do voo e se encaixa em uma garagem caseira de tamanho padrão para um único carro."
O produto é uma opção legalizada, já que pode trafegar nas estradas dos Estados Unidos e por mais de 5 mil aeroportos do país, mas é caro.
O interessado gastaria US$ 279 mil pela reserva na produção.
Este não é o único carro voador da empresa, que também criou o TF-X, veículo de quatro lugares que decola e aterrissa na vertical (o Transition o faz na horizontal).
TF-X
Este é um outro modelo de carro voador feito de carbono e fibra, que parece uma mistura de helicóptero e avião de pequeno porte, com características aventadas por entusiastas como o Google.
Com a ajuda de dois rotores fixados um a cada lado da máquina, a decolagem ocorre verticalmente, ou seja, você pode sair da rua, contanto que haja uma clareira de 30,4 metros disponível.
Após a decolagem, as hélices são recolhidas e o TF-X passa a voar como um avião com alcance de 804,6 km. A pilotagem é feita de forma automática, mas a companhia garante que dá para aprender a manejar o aparelho em "não mais do que cinco horas" de curso. Sobre o TF-X, a única previsão da Terrafugia é que o veículo chegue ao mercado em 2020, pelo preço de um carro de luxo.
Encaminhado por Luiz Carlos Lima
Fonte: Olhar Digital
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