NINJA - Saiba mais:

domingo, 13 de outubro de 2013

Especial de Domingo

Doze anos do DECEA
Foi realizada em 10 de outubro a cerimônia de 12 anos de atuação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), unidade do Comando da Aeronáutica responsável pela segurança do tráfego aéreo em uma área de 22 milhões de Km², que compreende o território brasileiro mais uma ampla área sobre o Atlântico Sul. O Tenente-Brigadeiro Rafael Rodrigues Filho, Diretor do DECEA, ressaltou as inovações incorporadas ao longo destes 12 anos. "O DECEA vive em constante evolução e investe constantemente em capacitação e em novas tecnologias com o objetivo de nos igualarmos ao que temos de melhor no mundo no sistema de tráfego aéreo. Nós vivemos um momento peculiar com a inserção de modernas tecnologias, como a Navegação Baseada em Performance", afirmou. Com um crescimento do tráfego aéreo no Brasil na média de 6% ao ano, o DECEA está em processo de implantação do Sistema Sírius, que aumenta a eficiência no controle do espaço aéreo e promete resultados como a redução dos tempos de voos, redução de consumo de combustível, redução de ruídos em tornos de aeroportos e até a diminuição da poluição.

Reconhecimento
No início do mês, o trabalho do DECEA mais uma vez foi reconhecido pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI): o Brasil foi reeleito membro do Conselho da Organização após alcançar 92,5% dos votos possíveis. O País fica agora ao lado do seleto grupo de onze nações que ajuda traçar os rumos da aviação civil no mundo. Na solenidade realizada hoje, que também contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro, Juniti Saito, também houve o momento de reconhecimento aos militares e civis que fazem parte do DECEA. Houve a entrega dos prêmios graduado, praça e servidor público destaques, além de entrega de medalhas por tempo de serviço. 

SISTEMA SIRIUS

Com um crescimento do tráfego aéreo no Brasil na média de 6% ao ano, o DECEA está em processo de implantação do Sistema Sírius (Confira vídeo acima). O sistema aumenta a eficiência no controle do espaço aéreo e promete resultados como a redução dos tempos de voos, redução de consumo de combustível, redução de ruídos em tornos de aeroportos e até a diminuição da poluição.

Fonte: Agência Força Aérea