Hoje reproduzimos duas postagens do AeroEntusiasta , blog mantido pelo Luca Simioni, piloto que procura ajudar os futuros aviadores com informações e dicas, de forma voluntária, com uma linguagem clara e acessível. Ele estimula a troca de informações, compartilha o que aprende e também registra a sua opinião sobre os temas. Um ótimo exemplo para os nossos Ninjas.
Vamos à leitura!
Bom domingo!
Sala AIS
Nos EUA os pilotos estão acostumados com DUAT’s, 800-WX-BRIEF e outros serviços muito interessantes para o envio de planos de voo, consulta de NOTAM’s, TFR’s e consultas de meteorologia. No Brasil todas essas informações são disponibilizadas pelo Serviço de Informação Aeronáutica, o AIS. A principal finalidade do AIS é coletar ou gerar, processar e disponibilizar todas as informações necessárias para uma navegação aérea segura e eficiente. Assim como nos EUA, a obtenção dessas informações é sempre responsabilidade do piloto!
Existem duas formas de se obter as informações necessárias para um voo: a Sala AIS ou através do site AISWEB. A Sala AIS é, literalmente, uma sala presente em quase todos os aeroportos brasileiros. Os principais objetivos de uma Sala AIS são coletar, selecionar e fornecer informações aeronáuticas aos pilotos e DOV’s para a execução de um voo seguro e bem planejado. Essas salas geralmente ficam situadas em um local de acesso fácil no aeroporto e são identificadas por uma placa com a letra “C” pintada em preto com o fundo amarelo.
Muitas das informações disponíveis em uma Sala AIS podem ser obtidas através do AISWEB, porém somente as Salas possuem todas as informações que o sistema AIS possui. Além de enviar notificações e planos de voo, a Sala AIS fornece as seguintes informações:
- NOTAM’s
- Meteorologia
- Cartas de navegação aérea (disponibilizadas pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica – ICA9)
- Regras gerais de circulação aérea civil pelo país
- Regras de circulação por aerovias, classes e segmentos do espaço aéreo brasileiro
- Informações relativas às facilidades existentes em aeródromos nacionais e internacionais brasileiros
- Notícias atualizadas e relevantes a respeito de aeródromos operando com restrições: equipamentos desligados, equipamentos danificados, aeroportos temporariamente “fechados” (pistas impraticáveis) devido ao mau tempo, presença temporária de obstáculos significativos nas proximidades da pista de pouso e decolagem, helipontos interditados, voos cancelados etc.
- Tabelas de conversão de unidades, de nascer e por-do-sol, de temperaturas, de indicadores de localidade de aeródromos etc.
- Outras informações relacionadas à disponibilidade de equipamentos, instalações e serviços, assim como qualquer outra informação que possa ter relevância para a operacionalidade, qualidade e segurança da Circulação Aérea Geral
Sala AIS Joinville
Se compararmos o sistema brasileiro ao americano, fica claro que esse não é sistema ideal. O ideal seria ter um sistema como o 800-WX-BRIEF, onde o piloto faz tudo por telefone ou via computador pessoal (DUAT). As filas as vezes atrasam voos e muitas vezes os operadores das Salas AIS não possuem um treinamento adequada para lidar com algo tão complexo como a aviação. Para os ratos de aeroporto, seria interessante visitar a Sala AIS local e descobrir as outras funções e utilidades da famosa Sala AIS.
O significado do “C” da Sala AIS
No post acima escrevi um pouco sobre a Sala AIS dos aeroportos brasileiros, listando algumas de suas funções e informações disponíveis aos usuários. Nos comentários do post um leitor questionou o significado da letra “C” que é utilizada para identificar a localização do AIS, e foi aí que levantei a seguinte hipótese: “o “C” está relacionado com a palavra Charts (cartas), afinal a Sala AIS possui diversos tipos de cartas (publicações) disponíveis.”
Fiz algumas pesquisas, mas não consegui encontrar uma explicação oficial.
Alguns dias depois recebemos o comentário de um novo leitor do blog que acabou solucionando o mistério por trás do “C”. Yuri Sucupira, Técnico em Informações Aeronáuticas do Serviço AIS brasileiro, nos deu a seguinte explicação:
A letra C significa “Clearance”, que significa algo como “liberação” ou “autorização”.
A escolha da letra C como abreviação de Clearance é uma alusão à abreviatura PDC (Pre-Departure Clearance), um serviço prestado justamente com a finalidade de verificar a integridade, validade e confiabilidade de todas as informações de um plano de voo antes de autorizar a decolagem da aeronave.
O símbolo está previsto no Anexo ICAO nº 2 (Regras do Ar), da Convenção de Aviação Civil Internacional (conhecida como “Convenção de Chicago”), e é usado com a finalidade de indicar a localização do ARO (Air Traffic Services Reporting Office, ou simplesmente ATS Office, que significa “Escritório ATS” ou “Escritório dos Serviços de Tráfego Aéreo”).
Na maioria dos países signatários da Convenção de Chicago a sala ARO faz parte do ATS (Air Traffic Service / Serviço de Tráfego Aéreo), não do AIS (Aeronautical Information Service / Serviço de Informação Aeronáutica), porém o Brasil, por exemplo, é um dos países em que a função ARO é exercida pelos profissionais do AIS, por isto o ARO é chamado de “Sala AIS de Aeródromo” (ou simplesmente Sala AIS) e representado pelo símbolo do ARO: a letra C, na cor preta, grafada sobre um fundo amarelo.
Na versão de 2005 do Anexo 2, o texto referente ao símbolo C consta no item 4.2.7, assim: “The letter C displayed vertically in black against a yellow background (Figure A1-10) indicates the location of the air traffic services reporting office”.
Traduzindo: “A letra C exibida verticalmente sobre um plano de fundo amarelo (figura A1-10) indica a localização do ARO”.
Faz sentido, não é? É quase como um sinal de “Pegue aqui a sua autorização”. Agora ninguém mais vai esquecer de apresentar o plano! Toda vez que você ver o “C” no aeroporto a palavra Clearance vai passar pela sua cabeça…
Depois de compartilhar conosco essas informações o Yuri também atualizou o artigo sobre AIS da Wikipédia, agora é possível encontrar a resposta para essa e outras perguntas lá, não deixe de ver as outras informações que estão disponíveis no artigo dele (http://bit.ly/1nphAXb).
É muito legal saber que existem profissionais como ele cuidando desse serviço que é vital para o bom andamento das operações e, principalmente, para a manutenção da segurança de voo.
Visite: www.aeroentusiasta.com
Visite: www.aeroentusiasta.com
Pesquise: Blog do Ninja, em 15/11/2010