Passageiros notam melhorias após a privatização do Galeão
Um mês após a concessionária Rio Galeão assumir a gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, usuários já notam melhoras, mas apontam alguns problemas que ainda precisam ser resolvidos. Segundo passageiros, as filas para o check in e para o raio X da bagagem de mão diminuíram. Além disso, a restituição das malas está mais rápida. No entanto, as esteiras rolantes que ligam os dois terminais continuam paradas e só devem voltar a funcionar em dezembro deste ano. Os banheiros também são alvo de críticas.
— A retirada das malas e o check in realmente estão mais rápidos. A gente nota que está tudo mais organizado, sim. Sem tumulto, como era antes — disse a psicóloga Rafaela Venâncio Dias.
Quem circula pelo aeroporto nota uma mudança no visual. Nova sinalização, mais cores e tapumes de obras mostram que o espaço está sob nova direção. A internet rápida, que tinha sido prometida para agosto, é facilmente acessada pelos passageiros.
— Para a gente que usa sempre o aeroporto, dá a sensação de que muita coisa ainda vai evoluir — disse a farmacêutica Manuela Campos Viana.
Já os 84 banheiros femininos e masculinos dividem opiniões. Para boa parte dos usuários, os espaços estão mais bem cuidados, sempre com algum funcionário fazendo a manutenção. Outros, porém, apontam problemas, como é o caso da advogada Bárbara Santos.
No Galeão privatizado, o estacionamento é o principal alvo de reclamação dos passageiros. Apesar do aumento de 40% registrado no dia 12 de agosto — o valor da primeira hora passou de R$ 10 para R$ 14 —, as áreas apresentam infiltrações. Além disso, obras de ampliação só devem ficar prontas em 2016. O secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, informou que já fez uma proposta de redução da tarifa para quem optar por deixar o veículo no estacionamento para pernoite. A concessionária Rio Galeão confirma conversas nesse sentido.
A Rio Galeão informou que só este ano serão investidos R$ 450 milhões no aeroporto. No caso específico do estacionamento, a diretora de Marketing da empresa, Renata Barbosa, disse que já houve uma modernização dos espaços. Agora, eles contam com cancelas automáticas e atendimento digital. Além disso, segundo ela, a iluminação melhorou e mais câmeras de segurança foram instaladas. Sobre as infiltrações, Renata Barbosa informou que todas as obras (tanto de de expansão como de manutenção) dos estacionamentos vão ser finalizadas em 2016.
Fonte: : http://oglobo.globo.com