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sábado, 13 de setembro de 2014

Aeroportos

Passageiros notam melhorias após a privatização do Galeão
Um mês após a concessionária Rio Galeão assumir a gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, usuários já notam melhoras, mas apontam alguns problemas que ainda precisam ser resolvidos. Segundo passageiros, as filas para o check in e para o raio X da bagagem de mão diminuíram. Além disso, a restituição das malas está mais rápida. No entanto, as esteiras rolantes que ligam os dois terminais continuam paradas e só devem voltar a funcionar em dezembro deste ano. Os banheiros também são alvo de críticas. — A retirada das malas e o check in realmente estão mais rápidos. A gente nota que está tudo mais organizado, sim. Sem tumulto, como era antes — disse a psicóloga Rafaela Venâncio Dias. Quem circula pelo aeroporto nota uma mudança no visual. Nova sinalização, mais cores e tapumes de obras mostram que o espaço está sob nova direção. A internet rápida, que tinha sido prometida para agosto, é facilmente acessada pelos passageiros. — Para a gente que usa sempre o aeroporto, dá a sensação de que muita coisa ainda vai evoluir — disse a farmacêutica Manuela Campos Viana. Já os 84 banheiros femininos e masculinos dividem opiniões. Para boa parte dos usuários, os espaços estão mais bem cuidados, sempre com algum funcionário fazendo a manutenção. Outros, porém, apontam problemas, como é o caso da advogada Bárbara Santos. No Galeão privatizado, o estacionamento é o principal alvo de reclamação dos passageiros. Apesar do aumento de 40% registrado no dia 12 de agosto — o valor da primeira hora passou de R$ 10 para R$ 14 —, as áreas apresentam infiltrações. Além disso, obras de ampliação só devem ficar prontas em 2016. O secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, informou que já fez uma proposta de redução da tarifa para quem optar por deixar o veículo no estacionamento para pernoite. A concessionária Rio Galeão confirma conversas nesse sentido. A Rio Galeão informou que só este ano serão investidos R$ 450 milhões no aeroporto. No caso específico do estacionamento, a diretora de Marketing da empresa, Renata Barbosa, disse que já houve uma modernização dos espaços. Agora, eles contam com cancelas automáticas e atendimento digital. Além disso, segundo ela, a iluminação melhorou e mais câmeras de segurança foram instaladas. Sobre as infiltrações, Renata Barbosa informou que todas as obras (tanto de de expansão como de manutenção) dos estacionamentos vão ser finalizadas em 2016.