Azul avalia incorporar novas aeronaves Boeing ou Airbus
A Azul Linhas Aéreas, a terceira maior companhia aérea do Brasil, está interessada em comprar os modelos mais novos dos aviões comerciais de pequeno porte da Airbus ou da Boeing, disse David Neeleman, CEO da companhia.
A Azul pode precisar de até 30 aviões de passageiros com um único corredor entre assentos, para substituir os jatos regionais da Embraer em rotas domésticas de alto tráfego e ajudar reduzir custos, disse Neeleman, que também fundou a JetBlue Airways. A decisão será entre o 737 Max da Boeing e o A320neo da Airbus, disse ele. Neeleman acredita que a demanda por viagens aéreas deve continuar crescendo no Brasil, onde o número de passageiros aéreos mais do que triplicou na última década para mais de 100 milhões.
A Azul espera adicionar rotas em cerca de 50 cidades atualmente sem voos se um programa proposto de subsídio governamental para a aviação regional entrar em vigor logo no ano que vem.
O 737 Max da Boeing está desenhado para reduzir o consumo de combustível em até 20 por cento, e o A320neo afirma uma redução de 15 por cento. O preço do combustível para aviões no Brasil está entre os mais caros do mundo devido a impostos altos. A estreia comercial do Max está programada para 2017 e a do A320neo, para 2015.
Fonte: exame. com