Fabricante brasileira entrega primeiro Super Tucano aos EUA
A Embraer entrega, neste setembro de 2014, o primeiro avião Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos. A brasileira venceu a disputa duas vezes: a primeira licitação foi suspensa pelo governo dos EUA, após questionamento da concorrente norte-americana Beechcraft.
O contrato envolve a compra inicial de 20 aviões de ataque leve Super Tucano, no valor de US$ 427,5 milhões, além de peças e serviços de manutenção. Os aviões serão usados em apoio às missões militares dos EUA no Afeganistão.
O contrato foi feito em parceria com a norte-americana Sierra Nevada.
Essa foi sua primeira venda de um produto de defesa para o governo norte-americano, considerado o maior comprador de equipamentos de defesa do mundo.
As aeronaves foram montadas em Jacksonville, na Flórida (EUA), onde a Embraer construiu um hangar de 3.716 metros quadrados, no Aeroporto Internacional de Jacksonville.
Disputa
No fim de 2011, a Força Aérea dos EUA definiu que a Sierra Nevada e a Embraer haviam vencido contrato para venda de 20 aviões. Entretanto, a licitação foi paralisada em janeiro de 2012, quando a concorrente norte-americana Beechcraft entrou na Justiça questionando a decisão. A empresa alegou que a escolha da Embraer encarecia o custo da aquisição dos aviões e comprometia empregos nos EUA.
Na época, a Força Aérea norte-americana disse que a seleção tinha sido justa e transparente.
Em fevereiro de 2012, a Força Aérea dos EUA informou ter cancelado o contrato, citando problemas com a documentação.
Houve outra concorrência, novamente vencida pela Embraer, em fevereiro de 2013.
Fonte: http://economia.uol.com.br