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quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aerodinâmica

Águias articulam asas para evitar turbulência
Mestras do voo em altitude, as águias contraem as asas quando encontram turbulência para evitar danificar os músculos, sugerem cientistas. Zoólogos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, fixaram um minúsculo gravador de voo, tipo "caixa-preta", em uma águia-das-estepes ("Aquila nipalensis") em cativeiro, uma ave de rapina com 1,9 metro de envergadura. Colocado em uma mochila, o dispositivo de 75 gramas monitorou a aceleração, a velocidade e a posição da águia, à medida que sobrevoava uma área remota de Gales, enquanto a equipe de cientistas filmou a ave do solo. Dados de 45 voos demonstraram que, quando a ave foi jogada para cima por uma forte rajada de vento, ela respondeu abaixando suas asas abaixo do corpo por um breve período, um movimento chamado contração das asas. A manobra fez a águia mergulhar de cabeça, o que, por sua vez, reduziu a carga aerodinâmica sobre suas asas. A "contração das asas" durou por apenas um terço de um segundo, mas foi usada até três vezes por minuto em condições de maior vento. "O voo de altitude pode parecer fácil, mas não é um passeio", disse o professor de Zoologia Graham Taylor. "Voar em altitude pode capacitar uma ave a viajar por longas distâncias, mas também causa enorme tensão em seus músculos de voo. A natureza das massas de ar ascendentes, como as térmicas, é gerar muita turbulência e ir de encontro delas sacode as asas das aves e poderia derrubá-las", explicou. Contrair as asas, portanto, age como a suspensão de um carro: um amortecedor para evitar que a ave fira suas asas, quando expostas a rajadas fortes. As águias integram uma categoria de aves que incluem os urubus. Como os experimentos foram feitos apenas com uma ave até agora, ainda não está claro se outras espécies também contraem as asas. O truque pode ser de interesse dos projetistas de aviões, afirmou Taylor. Embora seja improvável que jatos ou aviões contraiam as asas, a descoberta pode ser útil para ultraleves, vulneráveis a turbulências.


Winglet: superfície evita arrasto induzido na ponta da asa
Enquanto isto, os humanos que já voaram com triplanos (aviões com três superfícies de asas), voam com biplanos e monoplanos empregam novas configurações de asas, incluindo o dispositivo ¨Winglet¨. O winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido, relacionado ao vórtice de ponta de asa. Em geral, tem a forma de uma aba vertical ou inclinada. A ponta da asa normalmente forma um vórtice, que transfere para a aeronave barulhos e trepidações, além da perda de sustentação na parte final da asa. Com o dispositivo winglet, esse problema é amenizado. Também melhora a sustentação, a velocidade e a economia de combustível.