Campeonato Paulista de Corrida de Orientação
A Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR - sediará neste sábado e domingo, dias 11 e 12 de outubro, a 5ª etapa do XIX Campeonato Paulista de Corrida de Orientação.
A corrida de orientação é um esporte originário do norte da Europa e consta de uma corrida onde o atleta recebe um mapa de um local desconhecido no qual estão marcados entre 12 a 30 pontos de passagem obrigatórios , chamados de pontos de controle. Vence aquele que completar seu percurso, passando por todos os pontos de controle na ordem crescente, no menor tempo.
O atleta dispõe apenas de uma bússola como auxílio e corre sozinho. A partida é individual e há um tempo de 3 a 5 minutos entre competidores da mesma categoria.
Como a corrida desenvolve-se em matas, plantações e descampados é obrigatório o uso de calças compridas e camisetas de manga para proteção contra espinhos ou insetos.
Entre cada ponto de controle o atleta deve escolher uma rota, pode ser subindo ou contornando um morro, entrando ou desviando de um bosque, cruzando ou não um charco.
Essa variedade de opções de rotas exige raciocínio rápido e competitividade, pois o seu oponente está seguindo seus passos ou está avante e você é o perseguidor.
É um esporte multidisciplinar, pois exige treino de matemática nas medidas de escala do mapa e ângulos da bússola, conhecimentos de geomorfologia como talvegues, ravinas, valas, cursos d’água e vegetação, desenvolve a visão tridimensional, trabalho em equipe e ainda aspectos de respeito à natureza e ecologia.
As legendas dos mapas são internacionais permitindo que pessoas de qualquer nacionalidade possam concorrer mesmo que não falem o idioma nativo. Um atleta japonês, por exemplo, pode disputar na Rússia em condições de igualdade com oponentes de qualquer país do mundo.
Ao invés de correr tendo como meta a linha de chegada essa corrida é dividida em trechos de 300 a 500 m entre cada ponto de controle em terreno com paisagem bastante variada sendo, portanto, muito mais motivante.
Diferente do que se possa imaginar não é um esporte exclusivo para militares ou combatentes, é dividido em categoria feminino e masculino, separados por idade a partir dos 10 anos e, dentre estas categorias, ainda há uma divisão de níveis de experiência desde novato até elite. Cerca de 80% desenvolve-se na área rural, porém há diversas modalidades: urbana, noturna, mountain bike, esqui, cavalo e de precisão que contempla atletas com dificuldades de locomoção.
O Clube de Orientação da Escola de Especialistas de Aeronáutica – COESPA – já com quase dez anos de existência, tem angariado respeito e fama, tendo sido campeão geral paulista de clubes em 2012 e campeão feminino de clubes em 2013. Teve atleta classificado em primeiro lugar na categoria elite masculino em 2013 e, em março de 2014, no Troféu Sudeste, realizado na cidade de Itaguaí – RJ, dos 15 atletas que participaram da competição 14 trouxeram troféus ou medalhas de premiação.
O COESPA está presente com bom desempenho nos campeonatos Paulista, Mineiro e Carioca e, quando possível, tem participação em campeonatos brasileiros. Ainda em novembro deste ano terá três atletas participando do World Masters Orienteering Championships – Campeonato Mundial de Masters de Orientação.
Esta será a terceira vez que a Escola de Especialistas de Aeronáutica sedia etapas do campeonato paulista, com a organização dos orientadores e alunos do COESPA. No dia 12, domingo, dia da Padroeira do Brasil, será a etapa de encerramento do campeonato deste ano e ocorrerá no Clube dos Cabos, Soldados e Taifeiros – CASOTA – na Estrada da Pedrinha.
As inscrições para as competições dos dias 11 e 12 estão encerradas, porém se quiser conhecer mais sobre o esporte acesse os sites www.fosp.com.br ou www.cbo.org.br .