NINJA - Saiba mais:

domingo, 9 de novembro de 2014

Especial de Domingo

Hoje, reproduzimos conteúdo sobre o Demoiselle, do site Cabangu. O autor da página especial que homenageia Santos=Dumont, Marcus Mello, na apresentação de sua bela coletânea, deixa-nos a seguinte carta:

Esta página é dedicada às crianças sonhadoras como Santos=Dumont foi.
Apesar de o voo do 14 Bis ter sido seu grande feito mundial, sua história começa muito antes e termina muito depois. 
Dos Locomóveis na fazenda de Cabangu aos passeios com o Demoiselle sobre Paris muitas aventuras se passaram, muitos desafios foram vencidos!
Toda essa informação merece estar ao alcance de qualquer pessoa, em qualquer lugar, e a Internet veio cumprir esse papel.
Este é um projeto aberto, sem fins lucrativos nem publicitários, visando apenas honrar a memória de um dos maiores ídolos nacionais, fazendo jus à toda grandiosidade de seus feitos.
Este site pertence à história do Brasil e do Mundo, pertence à você, e sua colaboração para enriquecê-lo é de extrema importância.
Envie suas críticas, sugestões, matérias de revistas e jornais, fotos da época, documentos, etc.
Seu nome e email ficarão em anexo como colaboradores.
Bons voos e até a próxima !
Lisboa, 12 de Outubro de 1999
Marcus Mello

Contate-o clicando aqui:
Cabangu/Pai da Aviação

E, para saber mais, visite:
http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/

Boa leitura.
Bom domingo!

DEMOISELLE

De Março a Junho de 1907, Santos=Dumont fez experiências com o aeroplano com asa de madeira  n° 15, e com o dirigível n° 16, misto de dirigível e avião, mas desiste desses projetos por não obter bons resultados. O número 17 seria cópia do número 15. Em Setembro, no Rio Sena, faz experiências com o n° 18, um deslizador aquático. Testa o primeiro modelo de um aeroplano em Novembro de 1907, um pequeno avião apelidado pelos franceses de Demoiselle, devido a sua graciosidade e semelhança com as libélulas. Todavia, durante as primeiras experiências, o "nº 19" sofreu um acidente, ficando seriamente avariado. Pesando 110 quilos, o Demoiselle era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu.







Em Dezembro de 1908 exibe um exemplar do Demoiselle na Exposição Aeronáutica, realizada no "Grand Palais" de Paris. Obtém o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França em Janeiro de 1909. Aproveitando características e formato do "nº 19", foi criado o "Demoiselle nº 20". Sua fuselagem era construída de longarinas de bambu com juntas de metal e as asas cobertas de seda japonesa, tornando-o leve, transparente e de grande efeito estético. Em Setembro do mesmo ano estabelece o recorde de velocidade voando a 96 km/h num ‘‘Demoiselle’’. Faz um voo de 18km, de Saint-Cyr ao castelo de Wideville, considerado o primeiro reide da história da aviação.


Com esta pequena aeronave ele ia visitar amigos em seus Castelos, bateu recordes de velocidade e de distância de decolagem.


O Demoiselle era um avião pequeno, de tração dianteira, com a hélice girando no bordo de ataque da asa alta de grande diedro, o leme e o estabilizador eram de contorno poliédrico, montados em uma estrutura em forma de cruz e unidos à fuselagem por meio de uma junta que permitia o movimento do conjunto em todas as direções. O piloto ia sentado abaixo da asa logo atrás das rodas. O comando era composto por um volante que controlava, através de cabos, o conjunto leme/estabilizador. Os cabos de sustentação da asa e reforço de estrutura eram cordas de piano. Construido em apenas quinze dias, o Demoiselle nº 19 tinha como fuselagem uma única haste de bambu, com seis metros de comprimento, e a asa era formada por uma estrutura simples. O motor a explosão, de 20 hp, refrigerado a água, era de dois cilindros opostos e foi projetado pelo próprio Santos=Dumont e construído pela fábrica Dutheil & Chalmers. Possuia ainda um estabilizador na frente e embaixo do avião e dois lemes laterais situados logo abaixo da asas. Tais ítens foram logo abandonados, pois não contribuiram em nada para aumentar a estabilidade do aparelho.



Posteriormete, Santos-Dumont alterou-o, desenhando novamente a asa para aumentar sua resistência e colocou um motor Antoniette de 24 hp na parte de baixo, entre as pernas do piloto, transmitindo o torque à hélice por meio de uma correia. Este ficou conhecido como nº 20 e foi descrito pela Scientific American de 12 de dezembro de 1908 como: "... de longe a mais leve e possante máquina desse tipo que jamais foi produzida.", e mais, "Um número de pequenos voos foram feitos e não se apresentou nenhuma dificuldade particular em mantê-lo no ar. Por causa do tamanho reduzido de seu monoplano, Santos-Dumont foi capaz de transportá-lo de Paris para Sait-Cyr na parte traseira de um automóvel (...) Esta é a primeira vez que temos conhecimento de que um automóvel tenha sido usado para transportar um aeroplano montado, da cidade para um lugar apropriado no campo, onde o aviador pudesse levar adiante seus experimentos."


Ainda apresentando alguns problemas de estrutura e baixa potência, que Santos=Dumont tentou compensar, o modelo nº 21, possuía uma fuselagem triangular composta por três hastes de bambu e nova asa, mais resistente e de maior envergadura, além da redução no comprimento do avião. Retorna a solução inicial de motor de dois cilindros contrapostos, instalado sobre as asas, atuando diretamente sobre a hélice.


O projeto do nº 22, era basicamente igual ao nº 21. Santos=Dumont apenas experimentou, nos dois modelos, vários motores de cilindros opostos e refrigerados a água, com potências variando entre 20 e 40 hp, construídos por Dutheil & Chalmers, Clément e Darracq.


Assim estes dois modelos demonstraram qualidades bastantes satisfatórias para a época, sendo produzidos em quantidade, uma vez que Santos-Dumont, por princípios, jamais requereu patente por seus inventos. 


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Pouso e Decolagem: 80 metros de terreno gramado


Versão Básica

Última Versão

Motor:Dutheil et Chalmers Ou DaracqDutheil et Chalmers
Potência:30 CV25 CV
Comprimento:8,4 m6,2 m
Envergadura: 5,1 m5,5 m
Área alar:-------10,0 m²
Peso Completo:110 Kg118 Kg
Velocidade:

80 Km/h90 Km/h

A 18 de setembro de 1909 realiza seu último voo em uma de suas aeronaves.
Um voo rasante em cima da multidão sem segurar nos comandos.
Com os braços abertos ele segurava um lenço em cada uma das mãos os quais soltou e foram disputados aos pedaços.
Santos=Dumont não patenteou esta invenção, deixando as pessoas livres para fabricá-lo, tornando-se, assim, o primeiro avião popular.
Além da França, outros países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda também construíram o Demoiselle. 
Santos=Dumont deixou de voar em 1910 por motivos de saúde, quando foi diagnosticado estar com esclerose múltipla.

Confira o conteúdo completo, incluindo fotos do Demoiselle no Museu de Paris em: