Aeroporto de Itanhaém terá investimento do governo estadual
Nos próximos quatro anos, o aeroporto de Itanhaém, no litoral de São Paulo, receberá do Governo do Estado R$ 40 milhões para investimentos em expansão e melhorias. O projeto prevê a ampliação da pista principal para 1.550 metros, aumento das áreas de estacionamento em veículos e aeronaves, além de modernização do setor de telecomunicações.
Como o processo de outorga do aeroporto à iniciativa privada, tramita na Secretaria da Aviação Civil (SAC), em Brasília, a intenção do Estado é contribuir para garantir uma infraestrutura que atenda empresas interessadas em operar o aeroporto. Segundo a prefeitura local, a confirmação da proposta de outorga deve sair a partir de janeiro de 2015.
Atualmente, as companhias BR Aviation e Líder Avião atuam no aeroporto da cidade, além da Petrobras, que deve inaugurar seu próprio terminal no primeiro semestre de 2015. O espaço possui fluxo de pousos e decolagens do chamado ‘circuito do petróleo’, com as cidades do Rio de Janeiro, como Macaé, Vitória (ES) e Navegantes (SC), responsáveis pelo transporte de funcionários da Petrobras que trabalham em plataformas próximas dessas regiões. De acordo com um estudo publicado pela empresa, Itanhaém é um dos pólos de infraestrutura de apoio aéreo à porção sul da exploração do pré-sal.
Fonte: G1