Novembro de 2014 teve mais passageiros
A demanda pelo transporte aéreo doméstico teve alta de 6,7% em novembro se comparado ao mesmo mês de 2013, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). O índice é medido em RPK (passageiros por quilômetros transportados, na sigla em inglês) e contabiliza os resultados das maiores companhias aéreas do país: Avianca, Azul, Tam e Gol. O resultado teve um leve incremento se comparado ao número apurado no mês anterior, quando a alta foi de 6,4%.
Ao todo, foram transportados 6,9 milhões de passageiros em voos nacionais, 4,2% mais que em novembro de 2013.
Pelo terceiro mês consecutivo, a oferta cresceu. As empresas disponibilizaram 4,2% mais assentos por quilômetro. Conforme a Abear, o resultado foi um indicativo do aquecimento do setor com os embarques de final de ano e início da temporada de férias.
Segundo a Associação, o crescimento da demanda superior ao da oferta aumenta a eficiência operacional, considerada fundamental em razão das dificuldades econômicas enfrentadas pelas empresas, agravadas, agora, pela alta do dólar. O aproveitamento dos voos ficou em 81,3%, 1,9 ponto percentual maior que em outubro.
No acumulado do ano, a expansão da demanda chegou a 5,6%; a oferta cresceu 0,4%; e o aproveitamento, que atingiu uma média de 49,7%, teve alta de 3,9 pontos percentuais na comparação com janeiro a novembro de 2013.
No segmento internacional, a demanda também cresceu. A alta foi de 4,6% em novembro deste ano, se comparado ao mesmo mês de 2013. A oferta avançou 3,4%.
As quatro empresas embarcaram 406 mil passageiros em voos internacionais no período, o que representa alta de 7,7% frente a novembro do ano passado.
Fonte: : www.cnt.org.br