TAM investirá na aviação regional em 2015
A TAM anunciou a decisão de investir na aviação regional em 2015, independentemente da regulamentação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Para isso, a companhia negocia a compra de até 30 aeronaves, com 75 a 110 assentos, sendo 18 encomendas firmes e 12 opções e a Embraer é a principal candidata. “Não baseamos a decisão de comprar aviões no subsídio (à aviação regional)”, disse Marco Antonio Bologna, presidente do Conselho de Administração da empresa.
Bologna salientou que o setor aéreo segue crescendo, apesar do fraco desempenho da economia brasileira, e a evolução é puxada pelos mercados de menor densidade, ou seja, os destinos regionais. A TAM está em conversas adiantadas com a Embraer e, embora tenha sinalizado que também negocia com outros fabricantes, deu uma clara sinalização de preferência pela fabricante brasileira, que possibilitaria um financiamento em reais.
A decisão final deve ser tomada no primeiro trimestre de 2015. No período intermediário até a chegada das novas aeronaves, a TAM deverá utilizar aviões da frota atual, em especial seus Airbus A319, para atender novos destinos regionais.
O plano inicial da companhia é atender entre 12 e 15 novas cidades em três anos, além dos nove destinos regionais para os quais já voa. A intenção é que em 2015 as operações já sejam iniciadas para entre três e cinco cidades.