NINJA - Saiba mais:

domingo, 17 de maio de 2015

Especial de Domingo

Publicamos hoje o relato de uma bela iniciativa que vale como exemplo para os entusiastas da aviação. Confira e saiba um pouco mais sobre a ABRAPAER – Associação Brasileira de Preservação Aeronáutica.
Boa leitura.
Bom domingo!

Museu Eduardo André Matarazzo, Prefeitura e Abrapaer realizam ação conjunta para conservação de aeronave 


Texto de Fernando Parodi
Secretário da Abrapaer

Nos dias 01 e 02 de maio, um grupo de 10 voluntários da ABRAPAER – Associação Brasileira de Preservação Aeronáutica realizou uma ação junto ao Museu Eduardo André Matarazzo, que contou com parceria deste último e o apoio da Prefeitura Municipal de Bebedouro, SP.A ação realizada visou a limpeza e higienização externa do avião Douglas DC-3, matrícula PP-VBK, que operou até junho de 1970 na companhia aérea VARIG.

Marta Lucia Bognar, 53, Presidente da ABRAPAER, conhecida no meio aeronáutico por ser a única wingwalker da América Latina, comenta: “a atividade realizada hoje surgiu de uma visita técnica anterior, realizada em 12 de abril deste ano, à Diretoria do Museu, e constitui uma grande oportunidade de aprendizado para nós. Buscamos uma estabelecer uma relação de longo prazo entre o Museu Eduardo André Matarazzo e a ABRAPAER, que é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 20 de julho de 2014, e tem como principais objetivos: a preservação, a conservação, o resgate da cultura, da história e da memória da aviação brasileira.”

As duas organizações, após entendimentos iniciais, passaram a planejar o evento do feriado do Dia dos Trabalhadores, e no curso dos preparativos, obtiveram o importante o apoio da Prefeitura Municipal de Bebedouro, que cedeu andaimes, pessoal técnico e hospedagens aos voluntários. Marta Bognar complementa: “somos uma entidade jovem ainda, com poucos recursos, mas ideais e propósitos elevados. Compensamos as dificuldades com muita boa vontade nossa, e de nossos parceiros. Estamos aos poucos formando uma rede de apoiadores, e com isto ampliando nossos resultados. Além do pessoal do Museu e da Prefeitura, consultamos profissionais, entre eles o químico Otair Pelisson que gentilmente analisou a situação, e nos indicou um produto de limpeza que não causasse danos à aeronave, afinal se trata de uma peça de acervo museológico, que requer cuidados especiais. Conseguimos uma doação do produto importado, o Algoo Aviation Cleaner, que é próprio para a lavagem e higienização externa de aeronaves. Este cuidado é importante, pois o PP-VBK possui boa parte de sua superfície em alumínio natural, isto é, sem camada de tinta. Além disso, nos preocupamos em obter um produto biodegradável, que não agredisse o meio ambiente, e que oferecesse proteção anti-corrosiva.”

Sobre os voluntários, Marta informa: “nossa equipe é constituída por pessoal de diversificado que veio de diversas cidades. Temos mecânicos, que atuam profissionalmente na aviação, aeronautas (comissários de bordo) ativos e inativos. Temos um perito judicial aeronáutico, uma historiadora, e um empresário da construção civil, entre outros, que voluntariamente se apresentaram para participar desta ação.”

A equipe recebeu a visita do Sr. Prefeito Fernando Galvão Moura, do Vice-Prefeito Dr. Rômulo Carmelini que prestigiaram a ação e acompanharam os trabalhos. Marta Bognar avaliou positivamente os resultados: “a atividade foi bem sucedida, pois cumprimos o nosso objetivo de executar a higienização externa, bem como aprendemos importantes lições, dados e informações, que esperamos poder aplicar futuramente em novas ações semelhantes, e deste modo aprofundarmos nossa relação de parceria com o Museu. Esperamos fazermos desta ação a primeira de muitas outras”.

Convém destacar que além de ser wingwalker, Marta foi aeronauta da VASP (Viação Aérea São Paulo) por aproximadamente 19 anos; apresenta formação em Museologia Social pela UNESCO, e atualmente atua como representante comercial.

Alexandre Guedes, 40, empresário do setor de construção civil, e, conselheiro fiscal da ABRAPAER, após a ação comentou: “estava muito excitado e ansioso para participar desta ação. Saí de Castro na quinta-feira, dia 30 de abril. Pernoitei na casa de parentes em Jabotical e vim para Bebedouro para trabalhar. Há semanas vínhamos planejando tudo. Não via a hora de poder estar aqui e realizar meu sonho de participar de uma ação destas. Sonho com isto desde que visitei o museu pela primeira vez, aos 12 anos.”

A ABRAPAER agradece à Diretora do Museu André Eduardo Matarazzo, em particular a Sra. Patrícia Matarazzo, aos diretores do museu, Sr. Rogério Buzon e Luis Nogueira, pelo empenho e apoio à atividade. Agradecemos também a Prefeitura Municipal de Bebedouro, na figura do Sr. Prefeito Fernando Galvão Moura, ao Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Sr. Lucas Gibin Seren, e ao Engº Paulo Bijoulli, cuja presenças e atenções foram fundamentais para o sucesso e total segurança desta ação. A ABRAPAER agradece também aos voluntários: Daiane Delboni, Alex Sandro Delboni, Alexandre Guedes, Wilson Scapin, Eder Evelino, Carlos Rovida, Anne de Faria, Valquiria Bognar, Marta Bognar, e Marisa Lucchiari Nunes.

Sobre o PP-VBK

O avião matrícula PP-VBK foi originalmente produzido como um C-47B-15-DK na planta da Douglas Aircraft Company, em Oklahoma City, por encomenda da USAAF (United States Army Air Force) entre 1943 e 1944. Apresenta nº de série do fabricante 26823, e nº de série militar 43-49562. O C-47B “Skytrain”, é uma das várias versões militares derivadas do avião comercial DC-3, e prestava-se às missões utilitárias, tais como transporte de pessoal, de cargas, evacuação aeromédica, e alguns casos para o reboque de planadores militares. As principais características que a distinguem o C-47 do DC-3 são: interior espartano, típico de aeronaves militares, com dois bancos rebatíveis, uma grande porta do lado esquerdo da fuselagem, que permitia o acesso de cargas de grandes volumes, e o piso reforçado. Após o término da guerra, o governo norte-americano colocou a venda o excedente de aeronaves, muitas delas serviram por décadas em forças aéreas e companhias ao redor de todo o mundo. Antes de pertencer à VARIG, o PP-VBK ostentou sucessivamente as matrículas civis americanas NC4667V e NC79020, passou um breve tempo a serviço da Fuerza Aérea Paraguaya, recebendo então a matrícula T-23, até que finalmente, em 14.08.1948 foi adquirida pela VARIG. Nas cores desta, serviu por aproximadamente 22 anos, até que em 18.06.1970 foi adquirida Sr. Eduardo André Matarazzo, e levada para Bebedouro, onde foi incorporada ao acervo do Museu que hoje leva o nome de seu fundador. A aeronave ostenta a pintura com que operou na VARIG, e apresenta a configuração interna do DC-3, com 32 poltronas e demais comodidades de avião comercial. O DC-3 voou pela primeira vez em 17 de dezembro de 1935, e começou ser produzido em série no ano seguinte. Lawrence E. Merrit, historiador do Boeing Museum, considera que o DC-3 cumpre um papel fundamental na história da evolução da aviação comercial, tendo alterado a forma como as pessoas voavam ao redor de todo o mundo, tornando popular o transporte aéreo de passageiros, e a atividade de aviação comercial lucrativa. Até meados da metade da década de 1930, as companhias de transporte aéreo, dependiam de subsídios financeiros governamentais, obtidos mediante a prestação do serviço de transporte de correspondência e encomendas para que fossem rentáveis, sendo o transporte de passageiros uma atividade secundária. Com o DC-3 estes papéis se inverteram, passando o transporte aéreo de passageiros a atividade principal das companhias aéreas, e o transporte de correspondência e cargas uma atividade complementar.

Visitação ao Museu Eduardo André Matarazzo
As visitas ao Museu podem ser realizadas de quinta a domingo das 09:00h as 16:30h.
Escolas tem acesso gratuito e devem agendar as visitas pelo fone: (17) 3342-2255.
Praça Santos Dumont - Centro - Bebedouro - SP

Maiores informações:

Contate a ABRAPAER
Rua Clodoaldo Goyanna, nº 110
Jardim Santo Elias
São Paulo/SP
CEP 05135-320
Telefone: (11) 98545-1871
e-mail: martinha.bognar@gmail.com 

Fonte: ABRAPAER