Plano prevê desativação dos radiofaróis NDB
O planejamento de desativação das estações de NDB tem como meta a transição da navegação dependente de equipamentos e sistemas de navegação convencionais para a utilização do conceito de sistema baseado em performance e no uso dos sensores do sistema global de navegação por satélites no espaço aéreo brasileiro. A nova concepção de voos está contida no conceito CNS-ATM (Comunicação, Navegação,Vigilância e Gerenciamento de Tráfego Aéreo).
NDB é a sigla para radiofarol não direcional (Non-Directional Beacon). O NDB é um radiotransmissor em frequências médias que emite sinais em todas as direções. Permite que as aeronaves o localizem geograficamente e empreguem seus sinais para orientação em rotas e em procedimentos de aproximação para pouso.
Um dos grandes benefícios associados ao sistema CNS a bordo das aeronaves é a redução do custo de implantação, operação e manutenção da infraestrutura de navegação aérea.
O Plano de Desativação Gradual das Estações de NDB no Brasil está de acordo com a Concepção Operacional ATM Nacional, que orienta o estabelecimento da estratégia de evolução das capacidades do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), de forma ordenada, segura, oportuna e alinhada ao Conceito Operacional ATM Global da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).
O plano de desativação dos radiofaróis do tipo NDB no Brasil começou em 2014 e prossegue até 2020.
O NDB UBT, frequência 295 Khz, localizado em Ubatuba (SP), sede do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação, tem previsão de ser desativado em janeiro de 2020.
O cronograma e critérios do plano constam na Circular de informação Aeronáutica AIC 3/13 publicada pelo DECEA, disponível em www.aisweb.aer.mil.br