O dia 05 de julho de 1914 entrou para a história aeronáutica brasileira e mundial, como o dia em que o insigne Aviador Eduardo Pacheco e Chaves completou, pela primeira vez, a ligação aérea entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O chamado "Reide São Paulo - Rio" foi efetivado em uma aeronave Blériot, equipada com um motor de 80 HP.
A decolagem aconteceu às 09h45m, no Campo da Mooca - SP e a aterrissagem se deu às 14h10m, no Campo dos Afonsos - RJ. Antes, fora efetuado pouso intermediário na cidade de Guaratinguetá (SP), com reabastecimento do monomotor.
O objetivo da travessia, não obstante o pioneirismo e o legado por ela deixados, era o de participar da "Primeira Reunião Aérea", evento organizado pelo Aero Clube do Brasil, que contara com a presença do Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca e de autoridades da época.
Aquela seria a segunda tentativa de translado, visto que a primeira, iniciada em 28 de abril do mesmo ano, havia sido interrompida, na altura de Mangaratiba - RJ, em virtude de pane no motor do Blériot.
Corajoso e tenaz, Edu Chaves persistiu, completando o Reide pouco mais de um mês depois.
O legado daquele intrépido Piloto ecoa pela eternidade, pois que seu destemor e espírito desbravador serviram e servem de exemplo para milhares de Aviadores, do Brasil e do mundo!
Salve Eduardo Pacheco e Chaves!
Fonte: Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER