NINJA - Saiba mais:

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Inspeção em Voo

GEIV terá o Legacy 500 como aeronave-laboratório
O Projeto I-X, um dos projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), que prevê o desenvolvimento das novas aeronaves de inspeção em voo, começou, no dia 08 de julho de 2015, a integração do sistema. O jato executivo Embraer Legacy 500 será transformado na nova aeronave-laboratório da FAB. O projeto objetiva o desenvolvimento e aquisição de seis aeronaves para substituir a atual frota do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A primeira delas, que acaba de entrar em fase de integração, será entregue em maio de 2016. Já a última, em novembro de 2017. Segundo o gerente do projeto, Major Luís Fernando Câmara Ferro, a integração do sistema é a fase mais sensível e mais importante do desenvolvimento e deve durar nove meses. Essa é a primeira vez que será feita a integração de um sistema de inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no mundo. São equipamentos de última geração que, aliados às características do Legacy 500, trarão segurança e conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados

GEIV
O GEIV é a unidade da FAB, da estrutura do DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, responsável por medir, aferir e calibrar equipamentos auxiliares à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País. Com precisão e confiabilidade nas inspeções, o maior ganho é da sociedade brasileira, que tem a seu favor equipagens capazes de garantir que todos os percursos aéreos, civis e militares, aconteçam de forma ainda mais segura. As novas aeronaves-laboratório, que vão substituir os atuais IC-95 Bandeirante e Hawker HS-800, trarão diversos ganhos operacionais às tripulações. Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa do avião, além das existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser que vai permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às equipes de solo. Esse será o único avião do mundo com tecnologia “fly by wire” (comandado eletronicamente) a ser utilizado para inspeção em voo. O papel também será eliminado da cabine: o check list dos pilotos será feito através de um tablet. "Outro aspecto importante que os Legacy 500 trarão para o GEIV é a otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes", explica o Tenente-Coronel Pinheiro, comandante do Grupo.

Fonte: www.fab.mil.br