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sábado, 19 de setembro de 2015

Tráfego Aéreo

Sistema convencional de aerovias migra para rotas com recursos digitais
Até 2016, as aerovias do espaço aéreo brasileiro passarão do sistema convencional - baseado em auxílios de navegação em solo, via ondas de rádio - para as rotas de navegação por área (RNAV), orientadas a partir de satélites e sistemas digitais de bordo. A mudança já vem sendo realizada e está em funcionamento nas aerovias de maior fluxo entre as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Todas as chamadas aerovias superiores, acima de 7.468 metros (24.500 pés), geralmente usadas pela aviação comercial na etapa de voo de cruzeiro, operarão pelo sistema. Com o RNAV, as aeronaves não precisam fazer o movimento de zigue-zague entre auxílios baseados em solo para alcançar seus destinos. Elas são orientadas por informações de posicionamento oriundas de satélites e outros recursos digitais, que ajudam a manter a rota planejada. A tecnologia faz parte do pacote de recursos da Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation). “As aeronaves capacitadas no conceito PBN realizam voo em rotas mais diretas, com um consumo menor de combustível, redução das emissões de CO2 e redução do ruído aeronáutico. Em suma, um uso mais eficiente do espaço aéreo”, explica o Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Tenente Davi Monteiro de Medeiros.
O sistema PBN tem sido implementado de forma gradual e harmonizado com os outros projetos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio do Programa Sirius e de acordo com a metodologia do Aviation System Block Upgrade (ASBU). Tudo é feito com foco na visão da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). O sistema também vem sendo implantado em Áreas de Controle Terminal, que são espaços definidos normalmente em torno de grandes aeroportos e confluência de aerovias. A avaliação dos resultados evidenciam que a navegação baseada em performance aumentou a confiabilidade e a previsibilidade das aproximações para pistas, bem como a segurança operacional, a acessibilidade e eficiência dos voos. O Brasil, por intermédio do DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, está alinhado ao Conceito Global de Navegação Aérea estabelecido pela OACI.

Aerovias
Uma aerovia - ou rota com serviço de tráfego aéreo - é uma trajetória definida sobre coordenadas do espaço aéreo, dotada de informações específicas (identificação, posicionamento, rumo, altitude, etc), destinada ao voo controlado de aeronaves. Elas permitem que o piloto, empregando certos equipamentos, navegue com segurança e precisão. As aerovias estão divididas em dois grupos: aerovias superiores - cujos voos ocorrem acima de 24.500 pés (7.468 metros) - e aerovias inferiores que ocorrem abaixo de 24.500 pés (7.468 metros). As aerovias superiores são usadas, em geral, por jatos que voam mais alto. Já as aerovias inferiores são usadas por aviões de menor porte, turboélices e, em alguns casos, helicópteros.