NINJA - Saiba mais:

domingo, 22 de novembro de 2015

Especial de Domingo

Selecionamos hoje um breve texto do Aeromagia, com mensagem bastante impactante, que merece chegar, também, aos jovens do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, estimulando a reflexão.
Boa leitura.
Bom domingo!

UM SEGREDO ENTRE OS MELHORES PILOTOS

Há alguns anos, Bernard Chabbert*, durante o Salão de Le Bourget se surpreendeu com a humildade de alguns pilotos de demonstração, que possuíam carreiras frequentemente extraordinárias e ficavam muitas vezes ofuscados por outros.

Vários artigos aqui já nos evocaram algumas diferenças entre os pilotos menos e os mais fortemente vividos, como por exemplo, a consciência dos riscos, que é proporcional à experiência.

Essa constante não reflete mais do que uma pequena parte de um fenômeno mais importante – o Efeito Dunning-Kruger – que demonstra que as pessoas menos competentes superestimam suas competências, enquanto que as mais competentes tem tendência a subestimar as próprias competências.

Essa reflexão sobre o nosso próprio nível de competência se estende igualmente à percepção das coisas que nos rodeiam.

Em um piloto a experiência é primordial para forjar as competências, e se trocarmos a palavra “incompetência” por “pouco experiente” nós obteremos os seguintes sintomas:

1 – Um piloto pouco experiente tende a superestimar seu nível de competência,

2 – Um piloto pouco experiente não reconhece a competência daqueles que verdadeiramente a possuem,

3 – Um piloto pouco experiente não se dá conta do seu grau de incompetência,

4 – A experiência adquirida por esses pilotos, sinônimo de novas competências, lhes permite reconhecer e aceitar suas lacunas anteriores.

Se você é um piloto pouco experiente, grave a primeira assertiva em seus neurônios.

E diga a você mesmo que seu instrutor ou os pilotos mais experientes que você não falam bobagens. 

Esse efeito é particularmente presente em atividades de risco, e ele se manifesta muito facilmente nos clubes de voo, e mesmo nos cockpits dos aviões de linha aérea.

“Os pilotos menos competentes superestimam suas capacidades, enquanto que os mais competentes tem tendência a subestimá-las.”

Bons Voos!

*Piloto, Jornalista e locutor de shows aéreos na França

Fonte: Aeromagia