O dia da astronomia
Crédito: Carlos Fairbairn
Hoje, dia 02 de dezembro, celebramos o dia da astronomia, ainda que informalmente. A data existe oficialmente apenas no estado do Rio de Janeiro, mas ano após ano vem sendo encampada no resto do país por toda a comunidade astronômica. A data foi adotada em homenagem a D. Pedro II, pois este é o dia de seu nascimento.
D. Pedro II era um grande entusiasta das ciências, em especial da astronomia e foi sob o seu reinado que o Observatório Imperial (hoje Observatório Nacional) teve forte apoio. Com o incentivo do imperador, várias missões internacionais do observatório colocaram o Brasil no cenário astronômico internacional.
Para celebrar a data, aqui vai a uma foto da região da Nebulosa da Carina (ao centro) que esconde a fascinante Eta Carina. Essa região é parte do braço de Carina, um dos braços espirais da Via Láctea, onde podemos ver outras nebulosas e alguns aglomerados de estrelas jovens. Também podemos ver o Cruzeiro do Sul deitado sobre o horizonte, junto com a Nebulosa do Saco de Carvão.
A foto foi tirada próximo ao Parque Nacional de Itatiaia, RJ, por Carlos Fairbairn no ano passado.
Feliz dia da astronomia!
Para ser preciso, a data se refere ao dia do astrônomo, mas eu acho injusto excluir as astrônomas brasileiras da celebração.
Fonte: Cássio Barbosa - Observatório - G1