Japão desenvolve caça "invisível"
O Japão está prestes a entrar no seleto grupo de países que dominam a tecnologia “Stealth” (Furtivo, em inglês), que pode não ser detectado por radares e tornar os aviões “invisíveis”. O Ministério da Defesa do país informou que o primeiro voo do Mitsubishi ATD-X ‘Shinshin’ está programado para o mês de fevereiro de 2016.
O primeiro protótipo do Shinshin (“Espiríto do Coração”, em japonês) também realizará testes no solo no aeroporto de Nagoya até o final de janeiro. A aeronave, porém, está muito longe de entrar em operação.
Como informaram as autoridades japonesas, o ATD-X (Advanced Technology Demonstrator-X) será submetido a um extenso programa de testes e coleta de dados. A versão final do caça deve entrar em operação somente em 2028. Isso se o desenvolvimento da aeronave for de fato aprovado, decisão que será anunciada pelo governo japonês até 2019.
O projeto deve originar o caça que pode substituir o F-2, a versão japonesa do F-16 ‘Falcon’, desenvolvido originalmente pela Lockheed Martin nos Estados Unidos.