NINJA - Saiba mais:

domingo, 25 de dezembro de 2016

Especial de Domingo

Neste 25 de dezembro de 2016, selecionamos um belo exemplo de Carreira na Aviação, destacando o pioneirismo de uma aviadora brasileira.
Boa leitura.
Bom domingo!
Feliz Natal!

A primeira aviadora a pilotar o avião presidencial
O Força Aérea Zero Uno (*), o Airbus 319 que conduz o Presidente da República, pela primeira vez, tem entre seus tripulantes uma aviadora: a capitão da Força Aérea Brasileira Carla Borges. A estreia da piloto ocorreu no dia 22 de dezembro de 2016, quando o avião presidencial decolou de Brasília, às 16 horas, rumo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, conduzindo o presidente Michel Temer. O chefe da Nação declarou que "as mulheres das Forças Armadas representam um papel extraordinário" e destacou a segurança no voo. "É com muita satisfação que hoje vamos fazer este voo sob o comando da Capitão Carla", afirmou Temer. "Espero que outras colegas possam pilotar o avião presidencial", falou.

Maturidade profissional
O grupo de pilotos que integra o quadro de tripulantes do GTE – Grupo de Transporte Especial é seleto. Para ingressarem, os pilotos são submetidos a um conselho operacional em que participam os chefes dos esquadrões (são três) e das seções envolvidas. De acordo com o Comandante do GTE, Coronel Marcos Aurelio Vilela Valença, para atuar nesta unidade o perfil do aviador precisa atender a determinados requisitos. Além da competência operacional, o comportamento é levado em consideração. "Buscamos pilotos que tenham uma maturidade profissional", explica o coronel. Normalmente, os aviadores aceitos estão no posto de capitão ou major. Cada integrante pode permanecer por até sete anos neste quadro de tripulantes.

Capitão Carla: pioneirismo
A Capitão Carla Borges tem uma história profissional marcada pelo pioneirismo. Integrante da primeira turma de mulheres no curso de formação de oficiais aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) em 2003, a militar passa a ser a primeira mulher a comandar a aeronave presidencial brasileira. “É uma nova etapa da minha vida. É muito orgulho para qualquer um poder transportar o Presidente da República. É a maior autoridade do País”, afirma a oficial sobre o novo passo da carreira. A militar tornou-se operacional nesta aeronave após 150 horas de voo de treinamento e outras 60 horas em missões de simulador cumpridas nos últimos seis meses. “É muito além do que eu imaginava. Estou orgulhosa de ter chegado aonde eu cheguei. É uma conquista muito grande para mim”, complementa. Carla foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), localizado em Boa Vista (RR), que emprega o A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras. O pioneirismo se repetiu ao tornar-se, também, a primeira mulher a chegar à primeira linha da aviação de caça. Em 2011 realizou o voo solo no A-1 (AMX), avião de caça usado em missões de ataque ao solo. Em pouco mais de dez anos de carreira, a militar acumulou mais de 1,5 mil horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves.

Missão presidencial
Diferente do voo em uma aeronave de caça, quando decolava sozinha com o avião armado para as missões de ataque e interceptação, por exemplo, a comandante viaja agora com mais dois pilotos, dois mecânicos, um especialista em comunicações e quatro comissários. Uma configuração básica de tripulação prevista pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), criado em 1941. O A-319 presidencial, batizado de “Santos-Dumont”, em uso desde 2005 na FAB, tem uma configuração diferenciada que permite mais autonomia, mas é semelhante ao A-319 utilizado na aviação comercial brasileira. “É uma aeronave muito automatizada, então necessita de um estudo muito grande, um preparo, de como funciona cada equipamento, como interage com os demais”, explica a aviadora.

11 mil mulheres na FAB
Em 1982, quando a FAB recebeu a primeira turma feminina, as mulheres eram exceção. Passados 34 anos, a presença feminina é uma realidade em praticamente todos os setores: das cabines de aeronaves de combate até o comando de uma organização militar. De acordo com dados de dezembro deste ano do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), hoje elas são um total de 11 mil mulheres, o que representa 16% de todo o efetivo. Em relação a sua atividade-fim, as mulheres estão em todas as aviações: caça, transporte, helicóptero, reconhecimento, busca e salvamento, patrulha. Assim como a Capitão Carla, as primeiras aviadoras formadas pela AFA em 2006 estão na primeira linha de suas aviações. Em outubro de 2016, a Capitão Aviadora Joyce de Souza Conceição tornou-se a primeira piloto brasileira a pousar no continente antártico (Blog do NINJA de 07/11/2016). A Capitão Adriana Gonçalves, também piloto operacional da maior aeronave em operação atualmente na FAB, o Boeing 767, já participou de missões internacionais da FAB, como o transporte de tropas para o Haiti.

Texto: Adaptado do original em www.fab.mil.br

(*): A expressão Força Aérea Zero Uno é empregada em radiotelefonia entre pilotos e controladores, no Serviço de Tráfego Aéreo, para identificar qualquer avião da FAB que esteja conduzindo o Presidente da República. A mesma condição se dá quando empregando aeronaves de outras forças: Marinha Zero Uno, Exército Zero Uno.