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quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Indústria aeronáutica

Rússia quer fabricar avião concorrente do brasileiro KC-390
O projeto do KC-390 já corre pelo menos desde 2013 como uma novidade para a Força Aérea Brasileira, a principal missão do avião será substituir integralmente o C-130/KC-130 Hércules na FAB, e com alguns adicionais que o veterano não consegue oferecer atualmente. Mas nesse ano, já perto da certificação do KC-390, a Rússia decidiu desenterrar o projeto do IL-276, um cargueiro de asa alta de dois motores capaz de transportar cerca de 20 toneladas de carga útil, ou 100 soldados, capacidade quase idêntica a do KC-390. Os aviões militares russos de grande porte operam em poucos países. Isso não representa uma ameaça totalmente à Embraer. O IL-276 será focado para pouso em pistas semipreparadas. Ao mesmo tempo o IL-276 substituirá com uma tecnologia superior as aeronaves russas da época soviética, como o An-12, An-32 e o An-72. Esse projeto, idealizado no fim da década de 2000, agora está sendo negociado pelo Ministério de Defesa russo, que pode dar a decisão final sobre esse assunto. A Ilyushin espera vender pelo menos 55 aeronaves para o Governo Russo, visto que a Índia retirou seu interesse pela aeronave nos últimos anos. Para diminuir os custos a Ilyushin quer equipar a aeronave com os mesmos motores do IL-76MD-90A, os Aviadvigatel PS-90A, cada um tem cerca de 32000 lbs de empuxo, um valor idêntico ao motor IAE que equipa o KC-390. Com motores atualizados, aerodinâmica refinada e melhorias nos materiais empregados, o IL-276 terá seu foco na alta velocidade de cruzeiro (800km/h) e na economia de combustível, em comparação com as desatualizadas aeronaves da era do comunismo soviético.

Fonte: Portal Aeroflap