Airbus A319 da Latam são certificados para RNP-AR
A Latam Airlines anunciou a certificação para operar em RNP-AR (do inglês, Performance de Navegação Requerida) nos aeroportos de Joinville, Londrina e Navegantes, com seus aviões A319. O método de navegação via dados satelitais otimiza os procedimentos de aproximação e aumenta a probabilidade de pouso durante as mais baixas condições de visibilidade.
A companhia espera operar com seus A319 com precisão nesses aeroportos, mesmo em condições meteorológicas adversas, minimizando em cerca de 10% os atrasos e cancelamentos dos voos para tais localidades, onde, aproximadamente 540 horas por ano, a baixa visibilidade impede a aproximação para pouso. Os A319 também poderão empregar o procedimentos com o método RNP-AR nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Campinas e Galeão. A empresa aguarda a certificação RNP-AR para os modelos Airbus 320.
O procedimento RNP-AR permite uma aproximação para o aeroporto em condições meteorológicas mais severas que as aplicadas a alguns outros tipos de procedimento de aproximação. A trajetória é orientada, automaticamente, pelas plataformas orbitais do Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS).