NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

NINJA

Crianças e adultos vivenciam cultura aeronáutica com avião T-6, no aeroporto de Ubatuba (SP)
Uma experiência de cultura aeronáutica foi vivenciada, ontem, 29 de agosto de 2018, no Aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba (SP), por crianças e adultos. No evento, cerca de 30 alunos do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação revisaram as informações apuradas em pesquisas e em sala de "aula invertida" sobre o lendário avião NA T6 Texan. No aeroporto, tiveram uma experiência sensorial, ao estabelecerem contato com a aeronave e a oportunidade de visualizar sua nacele e vê-la voando. A atividade foi possível com o deslocamento do T-6 operado pelos comandantes Bonatti e Hernani, do Campo dos Amarais, em Campinas, para Ubatuba, com apoio do Hangar Voga Marine, Consórcio Voa-SP e Aeroclube de Ubatuba. Também participaram da atividade alunos do Projeto Namaskar e entusiastas da aviação.

Primeiro voo
Além da vivência em torno do T Meia, alguns alunos tiveram a oportunidade de realizar o primeiro voo de suas vidas, numa aeronave Bonanza, cedida pelo Hangar Voga e pilotada pelo comandante Luiz Bologna. O evento fez parte da ativação do Hangar Voga Marine, para prestação de serviços e facilidades no aeroporto Gastão Madeira. Como resultado da atividade, ficou o conhecimento da experiência didática das crianças e jovens do NINJA, a alegria do contato direto com uma aeronave rara como o T Meia, a emoção do primeiro voo e o entusiasmo de adultos com vontade de compartilhar conhecimento, ao se apresentaram como voluntários do Núcleo Infantojuvenil de Aviação, para palestras e atividades.

T Meia
O projeto do T6 surgiu, para atender uma solicitação da Marinha dos Estados Unidos à North American Aviation, para instrução dos seus pilotos. O protótipo recebeu a designação de fábrica NA-16, posteriormente foi denominado T-6. O North American AT-6 é um monomotor com capacidade para dois tripulantes, trem de pouso convencional, retrátil, com roda de cauda. Voou pela primeira vez em 1935, sendo produzidos mais de 17.000 aparelhos de vários modelos. Foi usado como caça, interceptador, caça-bombardeiro, controle aéreo avançado e antiguerrilha, na Segunda Guerra Mundial e nas Guerras da Coréia e do Vietnã. A Força Aérea Brasileira operou a versão AT-6D entre 1947 e 1976. Foram fabricadas 81 unidades no Brasil, sob licença, entre 1946 e 1951, na fábrica de aviões de Lagoa Santa, Minas Gerais. O T-6 foi o primeiro equipamento da Esquadrilha da Fumaça. Até 1976, com o T-6, quando foi desativado, a Fumaça fez 1272 demonstrações, completou cerca de 35 mil horas de voo, em 24 anos de atividades. O T-6 tem o motor Pratt & Whitney R-1340-AN-1 de 600 Hp, radial de 9 cilindros; Envergadura de 12,80 m; Comprimento de 8,83 m; Altura de 3,56 m; Peso máximo de 2.404 Kg; Velocidade máxima de 337 Km/h; e Teto de 6.553 m. Foi fabricado nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e Suécia. Atendeu a 14 forças aéreas.

O que é o NINJA?
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) proporciona atividades de cultura aeronáutica para crianças e jovens. É um projeto social para estudantes das redes pública e particular. Não há custo para os alunos, pois todas as ações são desenvolvidas por voluntários que proporcionam: palestras sobre aviação, atividades lúdicas e técnicas, aeromodelismo, visitas, eventos e orientação para carreiras na aviação. Adicionalmente há reforço escolar e prática esportiva, ações também oferecidas gratuitamente. Algumas atividades correlatas podem ser introduzidas na programação. As reuniões regulares sobre aeronáutica ocorrem quinzenalmente, aos sábados, das 9 às 12h, na sede do NINJA, no Colégio Dominique, rua dos Gerânios, 10, Jardim Carolina, Ubatuba (SP).

Contato: ninja.aero@gmail.com