Conselho ratifica parceria da Embraer com a Boeing
O Conselho de Administração da Embraer ratificou ontem, sexta-feira, 11 de dezembro de 2019, a aprovação prévia dos termos da parceria com a Boeing. A notícia veio um dia depois do aval do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao negócio entre a empresa joseense e a companhia norte-americana.
Esse era o próximo passo para o andamento do acordo. Agora, o projeto de parceria será submetido à aprovação de acionistas e autoridades regulatórias, além de "outras condições pertinentes à conclusão de uma transação deste tipo", diz nota enviada pelas duas empresas.
O acordo prevê a criação de uma nova companhia, uma joint venture, na qual a Boeing teria 80% e a Embraer ficaria com 20%. O negócio envolve a aviação comercial da empresa com sede em São José dos Campos, avaliada em mais de US$ 4,75 bilhões.
Logo após a notícia do aval da presidência, a Embraer disse também que um segundo acordo promoverá e desenvolverá novos mercados para o avião KC-390. Nesta nova proposta, a Embraer terá 51% de participação e a Boeing nos 49% restantes.