Modelo em escala do Balão de Gastão Madeira é construído em Ubatuba
Artefato será apresentado dia 11 de março de 2019
Entre as atividades de 2018, no Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), foi executado, pela primeira vez, o projeto de construção de um modelo em escala do balão dirigível concebido, em 1890, pelo ubatubense Gastão Madeira. O artefato será apresentado ao público no dia 11 de março de 2019, às 19h30, durante o lançamento do livro “Voando Além do Tempo: o pensar de Gastão Madeira”, na Sala Gastão Madeira, no Colégio Dominique.
A construção inédita do modelo foi realizada pelo engenheiro Arthur Bastos e apresenta a concepção de um aeróstato proposto por Gastão Madeira, com o objetivo de executar sua teoria de dirigibilidade de balões, por intermédio do deslocamento do centro de gravidade, princípio, mais tarde, empregado por Santos Dumont, ao contornar a Torre Eiffel, em Paris, no ano de 1901.
A edição do livro e a construção do modelo do balão fazem parte da programação do NINJA em comemoração ao Sesquicentenário de Nascimento de Gastão Madeira (1869-2019). O inventor nasceu em Ubatuba, em 20 de junho de 1869, e tornou-se um estudioso da aeronavegação, propondo uma teoria baseada no voo dos pássaros e projetando, entre outros aparelhos, um balão dirigível, em 1890, e um tipo de aeroplano, em 1911. Foi declarado, em 1927, pioneiro da navegação aérea, ao lado de nomes como o do padre Bartolomeu de Gusmão e do aviador Santos Dumont.
O inventor ubatubense denomina a sede do NINJA, acrônimo para Núcleo Infantojuvenil de Aviação, projeto social de voluntários que proporciona, gratuitamente, cultura aeronáutica para crianças e jovens alunos das redes pública e particular de Ubatuba, com palestras, aulas e atividades relacionadas ao tema “aviação”. O objetivo é incentivar e apontar possibilidades profissionais no meio aeronáutico.