Gripen F-39 brasileiro será entregue em 2024. O modelo importado chega em 2021
A Força Aérea Brasileira (FAB) receberá o primeiro exemplar do caça supersônico Gripen NG F-39 fabricado em solo brasileiro em 2024, sendo que o primeiro vindo da Suécia tem previsão para ser entregue em 2021. A linha nacional de montagem da aeronave pela Embraer será instalada na unidade de Gavião Peixoto (SP).
O modelo brasileiro do Gripen é uma parceria em conjunto da Embraer com a Saab, empresa sueca que desenvolveu o primeiro modelo da aeronave. Ao contrário do projeto sueco, que é de um avião de apenas um lugar, o projeto brasileiro do Gripen é de um avião biposto. Ambas as empresas trabalharão em conjunto para entregar os 36 caças encomendados pela FAB, tendo sido encomendadas 28 unidades do modelo monoposto e 8 do modelo biposto, e o primeiro desses aviões deverá ser entregue à Força Aérea em 2021.
Potenciais clientes
De acordo com Jonas Hjelm, vice-presidente sênior da Saab, o Gripen brasileiro não está sendo desenvolvido exclusivamente para a FAB, e a parceria entre a companhia brasileira e a sueca prevê não apenas a participação conjunta em campanhas internacionais, mas também a negociação com compradores, e ambas as empresas já estariam conversando com potenciais clientes para a venda do modelo do caça fabricado no Brasil.
A parceria entre a Embraer e a Saab para o desenvolvimento de um modelo brasileiro do Gripen começou em 2013, quando ambas as empresas venceram a concorrência para a substituição da frota atual de caças da FAB.