Com o texto e as fotos da publicação de hoje, brindamos mais um evento aéreo para crianças e jovens, neste décimo ano do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA.
Boa leitura.
Bom domingo!
Alunos com o Diploma Latécoère realizam primeiro voo em Ubatuba (SP)
Um grupo de alunos concluintes do Curso de Iniciação Aeronáutica ministrado em Ubatuba (SP), em outubro de 2018, puderam realizar, ontem, 06 de julho de 2019, o primeiro voo de suas vidas, no chamado voo de batismo, como coroamento da atividade didática então ministrada. O curso foi oferecido pela Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, França, promotora do Raid Latécoère-Aéropostale.
Com suporte do Colégio Dominique e apoio da Escola Aurelina Ferreira, as aulas teóricas sobre navegação aérea, conhecimentos técnicos, meteorologia, teoria de voo e história da aviação foram ministradas pelo piloto francês Jacques Despretz, por voluntários do NINJA - Núcleo Infantojuvenil de Aviação e pela professora Mônica Corrêa, da AMAB – Associação Memória da Aéropostale no Brasil.
Apoio
Os voos em aeronave Piper PA-28 do Aeroclube Regional de Taubaté foram patrocinados pelo piloto Márcio Fazenda e outros voluntários do NINJA. As operações de pouso e decolagem foram conduzidas pelo piloto Rafael Valério, tendo a bordo ansiosos jovens por ver do alto a cidade e os tons de azul do oceano.
Desta forma foram concluídos os pressupostos pedagógicos e atingidos os objetivos do Diploma Latécoère: Permitir aos jovens das escolas parceiras do Raid Latécoère-Aéropostale terem acesso à iniciação aeronáutica; destacar as profissões aeronáuticas; manter relações perenes com os aeroclubes locais, mediante oferta de cursos teóricos e práticos aos jovens de 14 a 17 anos nas entidades parceiras nas diversas rotas do Raid Latécoère na África, na América do Sul e na Europa.
A associação "Aéroclub Pierre-Georges Latécoère” ressalta que a educação representa a chave para o desenvolvimento das identidades pessoais e coletivas, sendo elemento primordial para a construção do futuro. Assim, age de forma concreta pela educação dos jovens e pela valorização da história da linha aérea, aproximando os povos de nove países em três continentes.
Latécoère-Aéropostale
A empresa francesa de correio aéreo, Aéropostale, como ficou conhecida, nasceu de uma empreitada sem paralelo no século XX. Em 1918, o empresário Pierre-George Latécoère resolve transformar uma fábrica de vagões em Montaudran, a 7 km de Toulouse, na sede de uma empresa de aviação. O momento é o fim da Primeira Guerra Mundial, quando muitos jovens pilotos militares e mecânicos ficaram desempregados e buscavam trabalho. A aviação, até então, era de domínio militar. E os aparelhos, ainda rudimentares. O próprio Latécoère, ao desejar fazer a entrega do correio da França (Toulouse) às suas colônias africanas por via aérea, reconhece tratar-se de algo arriscado. A frase que o tornou célebre é “Refiz todos os cálculos. Nossa ideia é irrealizável, só nos resta uma coisa a fazer: realizá-la”. E, de fato, surgiu a Compagnie Générale d’Entreprises Aéronautiques, numa época em que ainda não havia a comunicação por rádio e era preciso atravessar o deserto do Saara. À custa de vida humanas, mas também de atos inomináveis de bravura, a empreitada se impôs. Em 1927, o empresário francês radicado no Brasil, Marcel Bouilloux-Lafont, compra 94% das ações de Latécoère e rebatiza a linha como Aéropostale, estendendo-a até a América do Sul. Somente no Brasil, Lafont instalou 11 escalas, todas equipadas com hangar, casa de pilotos, transmissão telegráfica sem fio e aeródromos.
1933: Aéropostale em Ubatuba
A oportunidade do curso relativo ao Diploma Latécoère para os alunos do NINJA nasceu de entendimentos da AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil, presidida por Mônica Cristina Corrêa, que já tinha viabilizado o curso em Florianópolis (SC). A aproximação AMAB-NINJA teve como ponto de partida a pesquisa, da década de 1980, realizada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall sobre o pouso alternativo na orla de Ubatuba, em 1933, de um avião da Aéropostale, em virtude de condições meteorológicas na rota. O inusitado pouso suscitou a lenda, equívoco esclarecido alguns anos mais tarde por Kawall, segundo a qual o piloto teria sido o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de, entre outras obras, O Pequeno Príncipe.
A história do pouso da Aéropostale em Ubatuba e seus desdobramentos, contada por Luiz Ernesto, está reproduzida no capítulo 3 do livro “Sobre o Mar de Iperoig: a aviação em Ubatuba”.
Raid Latécoère-Aéropostale
O Raid Latécoère-Aéropostale é uma navegação realizada por diversos pilotos, com organização da Associação Aeroclube Pierre-Georges Latécoère, de Toulouse, passando por localidades da Europa, África e América do Sul que serviram às linhas de correio da empresa Latécoère, depois nominada Aéropostale e que deu origem à atual Air France.
Nessas localidades os navegadores promovem eventos culturais, distribuição de livros e cursos como o de Iniciação Aeronáutica realizado com jovens ubatubenses, com outorga do Diploma Latécoère.
Há intenção de que, oportunamente, Ubatuba receba uma etapa do Raid Latécoère-Aéropostale, com o apoio do Aeroclube de Ubatuba e do consórcio VoaSP, que administra o Aeroporto Gastão Madeira.
Nessas localidades os navegadores promovem eventos culturais, distribuição de livros e cursos como o de Iniciação Aeronáutica realizado com jovens ubatubenses, com outorga do Diploma Latécoère.
O que é o NINJA
O Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA) é um projeto social em Ubatuba (SP), mantido por voluntários, cujo objetivo é divulgar, gratuitamente, a cultura aeronáutica para crianças e jovens, reunindo estudantes de escolas públicas e particulares, despertando vocações, revelando talentos.