Portugal compra 5 cargueiros Embraer KC-390
O Governo de Portugal anunciou, dia 11 de julho de 2019, um pedido de compra de cinco aviões de transporte aéreo
multimissão KC-390 da Embraer, como parte do processo de modernização da Força Aérea Portuguesa, para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.
Eficiência
O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua
categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa sendo capaz de realizar diversas missões militares e civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento
e combate a incêndios florestais e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.
A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB), com mais entregas esperadas no decorrer do ano.
Parceria
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento de
exportações e avanços tecnológicos.
A Força Aérea de Portugal será o segundo cliente do KC-390, depois da Força Aérea Brasileira (FAB), que deve receber sua primeira unidade nas próximas semanas.
Assim como no Brasil, o objetivo de Portugal, com a aquisição do KC-390, é substituir a antiga frota de turbo-hélices C-130 Hércules, da companhia norte-americana Lockheed Martin.