Helicóptero da FAB apoia vacinação na Amazônia
Com apoio de helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 1,2 mil pessoas do Amapá deverão ser vacinadas durante a Operação Gota, que prossegue até o dia 21 de dezembro de 2019. A mobilização acontece em comunidades localizadas em regiões de difícil acesso no Brasil.
São 9 localidades, sendo 5 aldeias indígenas dos Waiãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, mais 4 vilarejos: Vila Velha e Vila Brasil, em Oiapoque, e distrito do Sucuriju e Bom Jesus, no município de Amapá.
A Operação Gota é do Ministério da Saúde e tem parceria com o governo estadual e Força Aérea Brasileira (FAB). A iniciativa, que faz parte do Programa Nacional de Imunização, está na 26ª edição e busca levar todas as doses que atendem ao Calendário Nacional de Vacinação. A FAB contribui com um helicóptero para carregar as vacinas até as localidades. Existe comunidade em que se leva oito dias para chegar por terra e se for de barco a partir de Macapá, são três dias. Em época de seca fica impossível chegar em algumas delas, a não ser por meio aéreo.
Fonte: FAB