No Blog do NINJA de 10/08/2019 já comentávamos sobre os estudos do Exército Brasileiro para a possível aquisição de aeronaves C23-B Sherpa. Veja a confirmação desta opção e a repetição da publicação que voluntários do NINJA fizeram durante a AirVenture 2019, realizada de 22 a 28 de julho de 2019, na cidade de Oshkosh.
Boa leitura.
Bom domingo!
Aprovado o programa de incorporação do bimotor Sherpa à Aviação do Exército
Foi aprovado o programa de incorporação da aeronave de asa fixa C-23B Sherpa à Aviação do Exército. A decisão ocorreu na Reunião de Alto Comando do Exército, dia 02 de dezembro de 2019.
O programa segue com os procedimentos para capacitação de pilotos, mecânicos e pessoal de apoio.
Estima-se o investimento de 18 milhões de dólares para incorporação dos aparelhos.
8 aeronaves
A previsão de entrega do primeiro exemplar é para 2021. Serão seis exemplares operacionais, a serem baseados no 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus (AM). Outras duas aeronaves servirão ao processo de logística de manutenção.
Como consequência da aquisição do primeiro modelo de asa fixa na mais recente fase de emprego da aviação no Exército, em Manaus serão realizadas obras para a construção de um novo hangar, para manuseio de carga e embarque nas aeronaves.
Com os Sherpa, a Aviação do Exército ampliará a capacidade logística da Força Terrestre na Amazônia, integrando com maior agilidade várias organizações militares, principalmente os remotos pelotões de fronteira.
Blog do NINJA de 10/08/2019
Entre as cerca de 10 mil aeronaves estacionadas na AirVenture 2019, realizada de 22 a 28 de julho de 2019, na cidade de Oshkosh, estado de Wisconsin (EUA), era possível ver e acessar o interior de um cargueiro Sherpa, fabricado pela Short Brothers, empregado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos. Este tipo de aeronave poderá operar no Brasil.
Amazônia
Há, no âmbito do Exército Brasileiro, estudos para uma eventual aquisição de aeronaves do tipo C23-B Sherpa, para dar suporte logístico às unidades na selva amazônica, notadamente nos pelotões de fronteira, onde militares brasileiros permanecem guarnecendo posições para alerta, com vistas na defesa do território. Se e quando incorporadas, as primeiras aeronaves de asa fixa da atual fase da aviação da força terrestre, operarão a partir de Manaus (AM) e serão guarnecidas pelo 4º Batalhão de Aviação do Exército.
Carga
O Sherpa, avalia-se, teria capacidade de carga adequada para suprir os militares em áreas remotas da selva e a robustez necessária para operação em pistas simples, inclusive para missões humanitárias. O C23-B, movido por dois motores Pratt & Whitney PT6A-5R, possui capacidade para transporte de 30 passageiros, dois pilotos e um mecânico de voo.
Seu alcance nominal é de 1.907 quilômetros, com peso máximo de decolagem de 11.999 Kg, incluindo 3.765 Kg de carga. Pode fazer operações de pouso e decolagem em pista de 600 metros.