NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Ação Cívico-Social

FFAA atuam contra a pandemia Covid-19
As Forças Armadas, por meio de equipes da Aeronáutica, Exército e Marinha, intensificaram as ações de combate ao Coronavírus em todo o território nacional. As vêm estabelecendo medidas profiláticas em locais estratégicos, desde que foi deflagrada a Operação Covid-19, que ativou 10 Comandos Conjuntos, além de um Comando Aeroespacial permanente, sob coordenação do Ministério da Defesa.

Aeroporto de Belém
Nos dia 28 e 29 de março de 2020, os militares realizaram ações de desinfecção das áreas internas e externas dos terminais hidroviário, rodoviário e aeroportuário de Belém. O mesmo aconteceu em três estações do BRT (Jardim Oceânico, Alvorada e Recreio) no Rio de Janeiro. A Estação Central do metrô em Brasília também passou por procedimentos de descontaminação. Além disso, as Forças Armadas passaram a adotar, diariamente, medidas de prevenção ao Coronavírus. Estão nesse rol as ações de conscientização, em diversos estados e municípios, com a entrega de panfletos educativos. Há uma fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos.

Laboratórios
Estão sendo confeccionadas máscaras N 95, realizada a capacitação de militares para atuar na Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR), além de inspeções navais em todo o território nacional. A partir da Operação Covid-19, houve uma intensificação da produção de cloroquina e álcool em gel nos laboratórios farmacêuticos da Aeronáutica e do Exército. Aumentaram as campanha de vacinação contra a gripe, a fim de combater a Influenza A (H1N1). Foram criados mais postos de triagem com a montagem de barracas próximas a hospitais públicos. Até o momento, a operação envolve a participação de mais de 5.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Cerca de 660 viaturas, 53 embarcações, três aeronaves estão sendo empregadas pelos 10 Comandos Conjuntos e pelo Comando Aeroespacial permanente.