EAA aguardará até maio para confirmar o evento Oshkosh 2020, em função da Covid-19
A realização do tradicional e maior evento aeronáutico mundial, a EAA AirVenture Oshkosh, realizado entre julho e agosto de cada ano na cidade de Oshkosh, no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, pode ser afetado pela pandemia Covid-19. Luciane Laitano, coordenadora da formação de grupos de visitantes para aquele evento, por meio da operadora de turismo Candiota, informa que a EAA (Experimental Aircraft Association), promotora da feira, esperará até o mês de maio para confirmar se o evento será realizado no período previamente programado, de 19 a 27 de julho de 2020, ou se será postergado. Conforme Luciane, com base em informação da EAA, em caso de adiamento, as datas possíveis seriam fim de julho ou até o final de agosto, em pleno verão no hemisfério Norte, quando se espera estar arrefecida a onda de infestação global pelo novo coronavírus.
Nota da EAA
Atualizando as ações acerca da AirVenture 2020, Jack J. Pelton, executivo chefe da EAA e presidente do Conselho, divulgou, dia 26 de março de 2020, mensagem no site da entidade. Cotejando com os cancelamentos e adiamentos de outros grandes eventos internacionais, Pelton escreveu: “Ao olharmos para o AirVenture, com nosso próprio conjunto de circunstâncias similarmente complexo, mas também radicalmente diferente, temos o raro luxo de tomar nossas decisões um pouco mais tarde. Embora o planejamento do AirVenture 2020 tenha começado a valer no final do AirVenture 2019, o verdadeiro trabalho de preparação no local para a nossa convenção anual não acontecerá até maio. É quando muitas de nossas equipes dedicadas de trabalho voluntário chegam com vigor e iniciam um trabalho sério para preparar os campos da convenção. Já identificamos as tarefas que podem ser adiadas até junho, enquanto ainda nos permitem ter um evento seguro e bem-sucedido no final de julho”.
Possibilidade até agosto
Na mesma mensagem da EAA, Pelton acredita que dependendo do apoio voluntário e compromissos dos expositores, o evento poderá acontecer somente até o fim de agosto. Diz a nota: “Atualmente, nosso cronograma para o próximo grande ponto de decisão é até maio. Enquanto isso, estamos continuamente preparando e no modo de planejamento, que inclui uma variedade de cenários "what-if". As opções são manter o curso, atrasar ou cancelar. Obviamente, a capacidade de adiar dependeria do apoio voluntário e do comprometimento do expositor e provavelmente não poderia ser posterior ao final de agosto”.
Por fim, o executivo da EAA diz: “A melhor coisa que podemos fazer é manter um olhar atento às condições e tomar as melhores decisões à medida que informações factuais chegarem, para garantir a saúde e a segurança de todos os participantes do evento. Como aviadores, sabemos que isso, como todas as tempestades, passará; e aconteça o que acontecer, durante os próximos meses, os amigos da EAA continuarão com o apoio mútuo e a irmandade que têm sido a pedra angular de nossa organização nos últimos 67 anos”.
Saiba mais: Oshkosh 2019, no Blog do NINJA de 18/08/2019 Clique aqui
Programe-se para Oshkosh 2020: www.candiota.com.br
Visite: www.eaa.org