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domingo, 31 de maio de 2020

Datas Especiais

31 de maio:
Dia do comissário de voo
O Dia Internacional do Comissário de Bordo, também conhecido por Comissário de Voo, é comemorado anualmente em 31 de maio. A data homenageia os comissários de bordo, também chamados de aeromoças e aeromoços, responsáveis por tornar as viagens de avião mais agradáveis e seguras para todos os passageiros. São profissionais treinados para atender a todas as situações que possam ocorrer durante os voos. A origem do Dia Internacional do Comissário de Bordo homenageia a criação da Internacional Flight Attendants Association - IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo), criada em 31 de maio de 1973, ao final do Congresso dos Comissários de Voo - Concov. O Dia do Comissário de Bordo foi oficializado em 1986.

A primeira comissária
Os serviços de bordo em voos comerciais, até 1930, eram efetuados por copilotos e pilotos da própria viagem. Os aviões daquele tempo não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento e eram muito barulhentos. Nessa época surge Ellen Church, mulher americana que tinha o sonho de ser piloto de avião mas não foi aceita pela empresa Boeing Air Transport, pois não era permitido na época. Mas ela não era uma pessoa de desistir do sonho de estar presente e trabalhar na aviação, pensou como poderia fazer algo diferente e percebeu que devido à precariedade de estrutura das aeronaves em voo e que por consequência geravam muita insegurança e sofrimento das pessoas quando voavam, ela poderia ser muito útil e também realizar seu sonho.

Pioneirismo
Um dia ao sair do trabalho decidiu novamente passar na Boeing e perguntar se tinha vaga de emprego disponível e foi informada de que seria contratado um funcionário para prestar assistência aos passageiros dentro do avião. Ouvindo isso e por ter a formação de enfermeira, decidiu propor a Steve Simpson da empresa que não aceitou que trabalhasse como pilota, que colocassem enfermeiras a bordo para cuidar dos passageiros e isso seria um fator positivo, traria calma as pessoas que tinham receio e medo de avião. Ela venceu, foi contratada em 1930 como chefe de pessoal navegante comercial, por um período de experiência de 3 meses. Com sua contratação e muita dedicação, Ellen foi primordial na construção da imagem de mais segurança e conforto na aviação, os passageiros sentiram-se mais amparados e seguros. Mas isso não foi o fato mais importante conquistado por essa mulher destemida e desafiadora. Ellen abriu as portas da aviação para as mulheres trabalharem, serem aceitas e terem uma nova opção de trabalho. Ela quebrou o monopólio masculino na aviação.

Sky girls
Atualmente 59% dos comissários de bordo são mulheres.Com o sucesso do trabalho de Ellen a empresa decidiu contratar mais 7 comissárias de bordo que na época foram chamadas de “Sky Girls” (meninas do céu). Nesse período também teve início a padronização física da profissão.Sem estar escrito em nenhum manual ou regra, foram determinadas algumas características quanto a peso, altura, idade. Elas precisavam ser atraentes, pelo menos aos olhos do responsável pela contratação. A Boeing planejava uma jogada de marketing ao introduzir comissárias nas suas tripulações, para atrair mais passageiros. O primeiro voo das comissárias, com Ellen a bordo, ocorreu em 15 de maio de 1930, entre Oakland, Califórnia para Chicago, durou 20 horas, com nada menos que 13 escalas. A vida das comissárias pioneiras não era nada simples e fácil nessa época, elas tinham que recolher saquinhos de vômito, verificar pressão arterial dos passageiros, ajudar a reabastecer a aeronave, conferir os bilhetes de passagem, consertar assentos quebrados durante o voo e ajudar os pilotos a empurrar o avião para dentro do hangar, no final da jornada. Com a experiência foi bem sucedida e o sonho de Ellen realizado outras empresas aéreas logo imitaram a iniciativa. Como contratar exclusivamente mulheres não era o ideal, muitos homens também foram contratados, especialmente nas empresas europeias, e pouco tempo depois deixou-se de exigir a qualificação de enfermagem para o exercício da profissão. A exigência de baixa estatura e baixo peso, no entanto, perdurou até que as empresas começassem a usar os jatos, no final da década de 1950.