NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Espaço

Brasil pode, em breve, lançar engenhos espaciais de vários países
O Brasil se mobiliza para transformar o Centro Espacial Alcântara (CEA) em uma plataforma de lançamento para veículos espaciais de vários países. A Agência Espacial Brasileira (AEB) já recebeu propostas de empresas interessadas em lançamentos orbitais e suborbitais. A agência anunciou, no dia 25 de maio de 2020, ter “uma dúzia de possíveis candidatos para operar em Alcântara” e já prevê partidas até 2021.

Localização
O Centro Espacial Alcântara (CEA) tem uma localização especial em relação a outros centros de lançamentos. Está na latitude 2º 18' Sul; fica perto do mar, permitindo o lançamento em órbitas polares e equatoriais; possui baixa densidade demográfica e de tráfego aéreo; não há terremotos ou furacões.

Salvaguarda
Além disso, o Brasil tem o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, o qual proporciona a todo e qualquer país lançar engenhos espaciais, a partir de Alcântara, mesmo contendo peças e equipamentos com origem ou patente dos Estados Unidos. Existem cerca de 100 empresas no mundo, entre pequenas e grandes, com foco em pequenos lançadores.