FAB inicia novo curso para pilotos e mantenedores do KC-390
No dia 1º de junho de 2020, iniciou o Curso Teórico de Formação de pilotos da aeronave KC-390 Millennium nas dependências da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O curso tinha previsão de execução no novo centro de treinamento da Embraer, em São José dos Campos (SP). Todavia, devido à epidemia da Covid-19, o Comando de Preparo (COMPREP), em coordenação com o Comando da Aeronáutica (COMAER) e Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), deliberaram sobre a realização da instrução na cidade de Anápolis, na Guarnição de Aeronáutica de Anápolis.
Proteção
A decisão embasou-se nos rígidos protocolos de segurança que vêm sendo adotados na Organização Militar e sua expertise na prevenção do novo Coronavírus, de forma a garantir a proteção de instrutores e alunos durante a realização da atividade. O curso com a duração de 16 dias, é composto de aulas teóricas sobre os sistemas da aeronave, seus componentes e operação. A turma é composta por 12 pilotos, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) e um piloto ouvinte do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Formação de Mantenedores
Também há atividades de formação de mantenedores na Ala 2, relativas ao projeto KC-390. Contratualmente, a Embraer, empresa fabricante do novo vetor multimissão da FAB, tem a responsabilidade de ministrar instruções teóricas e práticas para os militares especialistas da Ala 2, capacitando-os a realizar atividades de 1º e 2º níveis de manutenção em inspeções programadas e não programadas da aeronave KC-390 Millennium. São 24 novos especialistas distribuídos em 4 especialidades: airframe, sistema de motores, sistema de aviônicos e sistema elétrico, com instrução nas dependências da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis e Ala 2.
Fotos: Suboficial Coimbra
Fonte: FAB