EASA faz a primeira certificação de um avião elétrico
A aeronave Pipistrel Velis Electro recebeu, dia 10 de junho de 2020, da agência europeia EASA o Certificado de Tipo, tonando-se a primeira aeronave totalmente propulsionada por energia elétrica a receber certificação na história. “Esta é uma inovação empolgante”, disse o diretor executivo da EASA, Patrick Ky, em comunicado da agência. “Esta é a primeira aeronave elétrica certificada pela EASA, mas certamente não será a última, pois a indústria da aviação busca novas tecnologias para reduzir ruídos e emissões e melhorar a questão da sustentabilidade na aviação”. A aeronave é equipada com o primeiro motor elétrico certificado, o E-811-268MVLC. “A certificação de tipo do Pipistrel Velis Electro é o primeiro passo para o uso comercial de aeronaves elétricas, necessário para viabilizar a aviação livre de emissões. É consideravelmente mais silencioso do que outros aviões e não produz gases de combustão”, afirmou Ivo Boscarol, fundador e executivo chefe da fabricante eslovena Pipistrel Aircraft. “Isso fornece otimismo, também para outros projetistas de aeronaves, de que a certificação de tipo de motores e aviões elétricos é possível”, acrescentou.
O avião
O Velis Electro é um avião de dois lugares destinado, principalmente, ao treinamento de pilotos, totalmente certificado para treinamento, que pode ser utilizado em outras operações. Foi projetado para ser simples de operar e manter, sem comprometer a segurança. O motor elétrico fornece energia instantaneamente. A aeronave utiliza interface simplificada na sua cabine, que mantém similaridade com seus irmãos equipados com motor convencional. O número reduzido de peças móveis no motor diminui drasticamente os custos de manutenção e o risco de mau funcionamento reduz-se ainda mais graças ao sistema contínuo de monitoramento interno das condições da aeronave. A energia é fornecida pelo sistema elétrico de 345 VCC, construído em torno de um sistema de baterias de alto desempenho desenvolvido pela empresa, que inclui duas baterias Pipistrel PB345V124E-L conectadas em paralelo, instaladas em um arranjo redundante de duas unidades, com capacidade nominal total de 24,8 kWh. A aeronave é equipada com uma hélice tripá de passo fixo modelo P-812-164-F3A, construída de material composto, com diâmetro de 1,64 m.