Avião KC-390 leva ajuda humanitária do Brasil ao Líbano
O Brasil enviará ao Líbano, nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, uma aeronave KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB). A decolagem será do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), com 5,5 toneladas de medicamentos, insumos e equipamentos médico-hospitalares e alimentos. O avião transportará material doado pelo Ministério da Saúde, além de medicamentos e alimentos oferecidos pela comunidade de origem libanesa radicada no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro convidou para chefiar a missão brasileira a Beirute o ex-presidente Michel Temer, que é filho de libaneses.
De acordo com nota do governo, “mesmo em meio à pandemia, também foi possível ao Brasil enviar ao Líbano 300 ventiladores pulmonares e 100 mil máscaras cirúrgicas. Além disso, o Brasil oferecerá reforço para o atendimento das vítimas, por meio de 16 médicos, entre ortopedistas e anestesistas. Cada kit desastre doado conta com medicamentos como antibióticos, corticóides, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres.”
Ajuda humanitária
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na manhã do dia 9, a missão de ajuda humanitária do Brasil ao Líbano, cuja capital, Beirute, foi atingida por uma forte explosão na semana passada, que deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos.
O comunicado foi feito durante uma videoconferência internacional, com a participação de outros chefes de estado, entre eles os presidentes do Líbano, Michel Aoun, da França, Emmanuel Macron, e dos EUA, Donald Trump.