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sábado, 26 de setembro de 2020

Carreiras na Aviação

EPCAR está entre as melhores escolas do Brasil
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), está, novamente, entre as escolas com melhor índice do país, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ano de 2019. A Instituição Militar classificou-se em segundo lugar no Brasil e, no estado de Minas Gerais, ficou posicionada com o melhor índice dentre todas as escolas públicas.

500 alunos
A EPCAR possui cerca de 500 alunos em seu corpo discente, sendo que participaram desta edição do IDEB todos os integrantes que compunham o terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), em 2019. “Vejo que estes destaques acadêmicos podem ser explicados pelos valores enraizados nos alunos, como disciplina, motivação e dedicação. Além disso, o modelo de ensino que adota monitorias é um grande diferencial em nossa formação, facilitando o entendimento e melhorando o desempenho dos alunos. O ensino na EPCAR vai muito além do Ensino Médio”, enalteceu a aluna Diana Borges Costa, que atualmente cursa o último ano do Curso Preparatório. Um dos fatores que sempre são destacados como diferenciação para que os alunos sempre se destaquem nas mais diversas ocasiões em que são avaliados, como olimpíadas escolares, mensurações do MEC, entre outros, é a dedicação e a motivação em que os mesmos são submetidos diariamente. Para o Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, este resultado está alicerçado num conjunto de fatores: alunos, professores, o trabalho sinérgico entre docentes e a equipe de coordenação pedagógica e a estrutura de ensino. “Durante a realização do curso os alunos estão constantemente motivados a prática do ensino através da participação em olimpíadas e concursos acadêmicos que estimulam e desenvolvem o hábito do estudo. Pode-se destacar também os trabalhos extracurriculares, como monitorias supervisionadas e grupos de estudos, que junto a outras estratégias, levam a participação ativa do aluno. E o alinhamento da Escola com a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) faz com que, mesmo neste momento de pandemia, as adaptações e atualizações necessárias mantenham a qualidade de ensino no ambiente virtual”, explicou o oficial.

Preparação para a AFA
“O sucesso da Escola no IDEB se deve a vários fatores. Destaco o profissionalismo das pessoas que aqui trabalham, que, a despeito de eventuais dificuldades, conseguem propiciar uma excelente estrutura de ensino aos alunos, aliada a uma dedicação à missão de ensinar e formar esses jovens. Cabe destacar que o foco da EPCAR é a preparação dos jovens para a Academia da Força Aérea (AFA), sendo o Ensino Médio um dos pilares desta preparação”, destacou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, ratificando que a abnegação dos profissionais no cumprimento da missão da Escola garante aos jovens a tranquilidade de terem acesso a um dos melhores ensinos do país. Para o Diretor de Ensino da Aeronáutica, a EPCAR se consolida como uma tradicional Organização de Ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER), formando o jovem aluno nos campos militar, profissional, intelectual, moral e ético há mais de 70 anos. “Esse legado de formação holística, tão presente em nossa Escola, vem se mostrando cada vez mais importante para a consecução dos objetivos estratégicos do ensino da Aeronáutica, cujo foco tem sido o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, de forma a contribuir efetivamente para a formação dos futuros líderes da Força Aérea, que deverão estar devidamente capacitados para lidar com os avanços tecnológicos de uma nova realidade que se descortina numa velocidade cada vez maior”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad.

IDEB
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 15 de setembro de 2020, os índices finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ano de 2019. O Índice foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP e funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação por meio de dados concretos.

Fonte: EPCAR