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domingo, 20 de setembro de 2020

Especial de Domingo

Como atividade cultural e valorização da história de lugares, os traços remanescentes de um antigo aeródromo e de um extinto aeroclube em Lorena (SP) serviram como locação para um ensaio fotográfico, que ilumina aspectos da aviação no Brasil, principalmente a partir dos anos 1940.
Boa leitura.
Bom domingo!

AEROCLUBE DE LORENA
Ruínas do Aeroclube de Lorena foram cenário para ensaio fotográfico
Em meio à vegetação que compõe a Floresta Nacional de Lorena (SP), estruturas peculiares sinalizam a existência, no passado daquele local, de um aeroporto, usado até 1973, e a sede do Aeroclube de Lorena, ativo entre 1941 e 1961.

Ruínas

As ruínas do hangar, de um prédio anexo e da base da bomba de combustível foram integradas à ideia de uma trilha ecológica e se constitui num sítio histórico, marcado pelas visitas dos presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, referenciadas por meio de monumentos em forma de bigramas implantados em dezembro de 2013.


Este cenário serviu para, na primeira semana de setembro de 2020, ser a locação de um ensaio fotográfico e gravação de um vídeo protagonizado por Lorena Assunção, graduada em História.

Fotos

As sequências de fotos em locais específicos da cidade da qual empresta o nome foi a forma que ela encontrou para aliar as mídias atuais ao objetivo de divulgar, às atuais gerações, fatos e personalidades históricas.


Desta forma, os ensaios, como o realizado nas ruínas do antigo aeródromo de Lorena, são difundidos por meio de postagens no Instagram.

Inspiração
No caso da locação do ensaio fotográfico na Flona (Floresta Nacional), Lorena Assunção foi inspirada pela leitura do livro "A Aviação em Lorena : Traços Históricos". Percebeu a importância do local como referência histórica e atribuiu ao ato um valor sentimental pelo fato de seu pai, Leonardo, ser piloto desportivo de aeronaves e porque, naquele hangar, nos anos 1950, houve uma celebração, na qual sua avó, Edwiges, fez a primeira comunhão, juntamente com um grupo de crianças, já que a capela do bairro não comportaria muitas pessoas e optou-se pelo maior espaço no local para guarda de aviões.

Floresta
A área da Flona, administrada pelo ICMBio e Ministério do Meio Ambiente, é caracterizada por um conjunto de lotes arborizados, principalmente, nos anos 1930, notadamente por variedades de eucaliptos. Começou sob a denominação de Sementeira. Em seguida, subordinado ao Ministério da Agricultura, foi nomeado como Horto Florestal, identificação mais conhecida, embora tenha tido outras nomenclaturas. Neste local foi implantado, em 1932, um campo de aviação para operações das aeronaves paulistas empregadas na Revolução Constitucionalista. Durante o conflito, dali partiu um avião para realizar o que ficou consagrado, na história aeronáutica militar, como o primeiro ataque aéreo noturno realizado na América Latina. Mais tarde, ali funcionou o Aeroclube de Lorena e o aeródromo também serviu para escala da companhia aérea TAL - Transportes Aéreos Limitada voando, em 1948, a rota Rio - Lorena - São Paulo, com aeronaves DC-3. A pista de pouso foi desativada em 1973, para dar lugar a uma reserva de animais com cercamento da área, o que, ao longo dos anos, foi abolido.


Com o passar do tempo, a vegetação tomou conta do gramado da pista de pouso e atualmente as ruínas do antigo aeroclube são um marco do que foi a atividade daquele local.

Fatos
Conforme o livro "A Aviação em Lorena: Traços Históricos", os vestígios históricos caracterizados pelos largos tijolos das estruturas, incluindo o piso do hangar, são um sutil sinal dos, entre outros, seguintes fatos: - A base de operações da Aviação Constitucionalista em 1932; A decolagem da aeronave para o primeiro ataque aéreo noturno da América Latina; A visita do presidente Getúlio Vargas, em 1940; A escola de pilotagem do Aeroclube de Lorena, de 1941 a 1961; A visita do presidente Gaspar Dutra, em 1947; A operação da TAL - Transportes Aéreos Limitada, com a linha comercial Rio - Lorena - São Paulo, em 1948; Pousos do recordista mundial de voo na aeronave T6, Coronel Aviador Antonio Arthur Braga; Operações aéreas, até 1973; Criação, em 2013, da trilha histórico-ecológica da Flona-Lorena.

Veja o ensaio completo: Clique aqui