NINJA - Saiba mais:

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Datas Especiais


SEMANA DA ASA - 2020

 

22 de outubro:
Dia do Paraquedista
O Dia do Paraquedista é celebrado em 22 de Outubro. Lembra o engenheiro francês André Jacques Garnerin. Ele, em 22 de outubro de 1797, com base num modelo aerodinâmico de Leonardo Da Vinci, saltou com um equipamento parecido com um guarda-chuva e imortalizou-se como o primeiro ser humano a saltar de paraquedas.

Com avião
O paraquedas foi aperfeiçoado no século XIX. No entanto, o salto com paraquedas feito a partir de um avião só aconteceu em 1912. A iniciativa foi do capitão do exército norte-americano Alverty Berry.

Paraquedismo no Brasil
O primeiro salto de paraquedas realizado por uma brasileira é creditado à jovem Vicentina Gomes. Ela saltou sobre o Campo de São João, em Porto Alegre (RS), no dia 08 de janeiro de 1928. De forma sistematizada, no Brasil, o paraquedismo teve inicio com Charles Astor, em 1931, no Aeroclube de São Paulo. Atuou sozinho formando alunos pelo Brasil e foi incentivador do esporte. Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ, 12 alunos de Astor realizaram o primeiro salto coletivo na América do Sul. Atualmente, os paraquedistas civis brasileiros são organizados em torno da CBPq - Confederação Brasileira de Paraquedismo.

Militares
Em 2020, três equipes regulares de competição são formadas por militares: Netunos, da Marinha do Brasil; Cometas, do Exército Brasileiro; e Falcões, da Força Aérea. No emprego operacional, todas as Forças Armadas do Brasil dispõem de combatentes treinados para incursões por meio de paraquedas. O pioneirismo do paraquedismo militar no Brasil começou em 1944. Naquele ano o Capitão Roberto de Pessoa foi o primeiro militar brasileiro a realizar um curso regular de paraquedismo, tendo que fazê-lo nos Estados Unidos. Em 1945 o Exército Brasileiro enviou aos EUA mais 34 militares, que ao retornarem passaram a integrar a recém-criada Escola de Paraquedistas do Exército Brasileiro, atual Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, organização militar integrante da Brigada de Infantaria Paraquedista, com sede no Rio de Janeiro, RJ.

Paraquedas
Dos chamados esportes radicais, nenhum dá maior sensação de liberdade que o paraquedismo. Os saltos são feitos a partir de alturas que variam de 600 a 3 mil metros. Existem saltos semi-automáticos, nos quais o acionamento do equipamento não depende da ação do saltador, como os realizados com o tradicional paraquedas T10. Na modalidade de queda livre, na qual a abertura do velame é comandada pelo saltador, voa-se até 1 minuto em média, seguido de navegação de até 5 minutos, após a abertura do velame. No salto o paraquedista experimenta momentos de silêncio absoluto riscando o céu.

Fotos: FAB

Ilustração: Gabriel Rodrigues