FAB apresentou oficialmente o caça Gripen F-39
O Comando da Aeronáutica apresentou oficialmente, no dia 23 de outubro de 2020, Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, o primeiro dos novos caças supersônicos multimissão F-39E Gripen.
Transferência de tecnologia
As aeronaves, que foram importadas da Suécia, fazem parte de um acordo de transferência de tecnologia. Dos 36 caças comprados, 15 serão montados na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). A apresentação aconteceu durante as comemorações do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. O primeiro dos novos caças sobrevoou o local do evento. Após o pouso, ocorreu o tradicional batismo que contou a com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Eficiente
O caça F-39 Gripen representa um significativo salto tecnológico para a Força Aérea Brasileira, bem como um exemplo exitoso de desenvolvimento colaborativo entre Brasil e Suécia. A FAB agregará os F-39 Gripen F-39 à frota atual de caças, composta por jatos F-5, de origem norte-americana. O modelo é considerado eficiente, tem baixo custo operacional e capacidade tecnológica avançada.