Empresas do Brasil e Estados Unidos se unem para produzir avião elétrico
As empresas Akaer e a Equatorial Sistemas estabeleceram um acordo com a Oxis Energy, a Texas Aircraft e a WEG para, conjuntamente, desenvolver uma versão elétrica da aeronave Colt 100, fabricada pela Texas Aircraft.
Colt 100
O Colt 100 é uma aeronave de quatro lugares de asa alta desenvolvida no Brasil, impulsionada por um motor BRP-Rotax, modelo 912 ULS de 100 HP. Ela é parcialmente produzida em Campinas (SP) e tem a montagem final realizada nos EUA, onde concentra-se um grande mercado para este tipo de aeronave. A aeronave está certificada na categoria Esportiva Leve Especial e tem se mostrado um grande sucesso de vendas.
Versão elétrica
O projeto da nova aeronave elétrica busca utilizar a mesma plataforma do Colt, que terá seu sistema de propulsão substituído por um sistema propulsivo elétrico a ser fornecido pela WEG. A energia será armazenada em um conjunto de baterias modulares que utilizarão células avançadas de Lítio – Enxofre (Li-S). As células de Lítio-Enxofre possuem benefícios devido à sua densidade de energia muito alta e baixo custo de fabricação em grandes volumes. A nova bateria é capaz de atingir a energia específica (Wh/kg) requerida para que a primeira versão elétrica do Colt 100 alcance uma autonomia maior que 90 minutos.
Bateria
As células de bateria a base de Lítio-Enxofre serão fornecidas pela Oxis Energy do Brasil, localizada em Juiz de Fora (MG). A fábrica terá condições de fornecer as células de baterias em escala industrial já em 2021.
Saiba mais: www.akaer.com.br